Tubulação de nova adutora de água é implantada na avenida Sertório
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realizou, nesta segunda-feira, 18, o assentamento de canos da nova adutora de 900 milímetros de diâmetro, que levará mais água para 124 mil pessoas das zonas Norte e Nordeste da Capital. As intervenções na avenida Sertório, entre as ruas Pedro Lessa e Ouro Preto, devem durar mais 20 dias e o trânsito está em uma pista. Apenas nesta via, serão implantados cerca de 1,5 quilômetros de tubos, em etapas.
Até o momento, o Dmae implantou parte da rede na rua Doutor Eduardo Chartier, no bairro Passo d’Areia, iniciou escavações entre as avenidas Brino e Assis Brasil e a abertura de túneis sob canais no bairro Santa Maria Goretti, bem como a execução de um poço de ataque para a passagem da adutora por baixo da avenida Assis Brasil. A prefeitura vem mantendo obras importantes para a eficiência da prestação dos serviços da Capital, mesmo em meio à crise financeira causada pela pandemia do novo coronavírus.
As obras da nova adutora de sucção da Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Ouro Preto, na Zona Norte, tiveram início em 12 de fevereiro de 2020 e previsão de término no final deste ano. O investimento será de R$ 18,9 milhões (valor atualizado). Além da adutora, um conjunto de ações foi planejado para ampliar o Sistema de Abastecimento de Água (SAA) São João, beneficiando cerca de 525 mil pessoas dos bairros Sarandi, Rubem Berta, Jardim Itu, Jardim Sabará e Parque Santa Fé. O financiamento está em andamento através do Programa Avançar Cidades-Saneamento, do Ministério do Desenvolvimento Regional. Saiba mais neste link.
Trânsito - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que a avenida Sertório está com bloqueio total desde o dia 7 de maio, no trecho entre as ruas Pedro Lessa e Ouro Preto. Para não prejudicar o fluxo de trânsito no local, os motoristas terão duas opções de desvios. A partir da Pedro Lessa, os condutores poderão seguir pelo corredor de ônibus até a Ouro Preto, para depois retornarem para a pista de rolamento da avenida Sertório. A outra alternativa é ir por dentro do bairro até a rua Ouro Preto. A EPTC fará o monitoramento das mudanças na região.
Gilmar Martins