Trabalho Social do Dmae faz espetáculo alusivo à Consciência Negra na Restinga
O Trabalho Técnico Social (TTS) do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realizou, nesta semana, a apresentação do espetáculo A Lição Ancestral, no bairro Restinga. A atividade teatral, alusiva ao Mês da Consciência Negra, reuniu cerca de 100 estudantes e professores da Escola Estadual Engenheiro Ildo Meneghetti.
A ação foi realizada em parceria com o Instituto Rasteira na Fome, responsável pela montagem que combina dança, capoeira, música e dramaturgia para narrar histórias de resistência, identidade e ancestralidade. O espetáculo estimula a reflexão crítica sobre racismo estrutural, autoestima e valorização da cultura afro-brasileira.
A iniciativa integra o conjunto de atividades do trabalho social desenvolvido pelo Dmae nas comunidades impactadas por obras de saneamento. O objetivo é fortalecer vínculos com a população, promover educação cidadã e ampliar espaços de diálogo sobre temas sociais relevantes, entre eles igualdade racial e direitos humanos.
Ao todo, cinco projetos estão em andamento no âmbito do trabalho técnico social do Dmae:
São João - Relacionado às obras da ampliação do Sistema de Abastecimento de Água São João, que abrange 35 bairros da Zona Norte.
4º Distrito - Vinculado ao serviço de regularização das ligações de esgoto nos bairros Humaitá, Vila Farrapos, São João, Navegantes, São Geraldo e Floresta.
Arroio Areia - Ocorre em razão do complexo de 26 obras de macrodrenagem da área, que compreende 14 bairros das zonas Leste e Norte.
Ponta do Arado - Relacionado às obras do novo sistema de abastecimento de água, em construção no Extremo Sul.
Túnel Verde - Relacionado às obras de macro e microdrenagem na região do Loteamento Túnel Verde, no bairro Ponta Grossa, bem como nas bacias dos arroios Guabiroba e do Salso.
Tatiana Bandeira