Torres de captação das linhas de adutoras subaquáticas são submersas no Guaíba

01/07/2022 09:35

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) coordena a execução das torres de captação de água bruta, mais uma etapa da obra da nova adutora do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado, no Extremo-Sul de Porto Alegre.

Luciano Lanes / PMPA
DMAE
A fixação das torres nas linhas submersas é realizada por mergulhadores

As torres de concreto com gradeamento estão sendo instaladas nas extremidades das linhas adutoras subaquáticas desde a semana passada, com previsão de conclusão dos trabalhos na primeira quinzena de julho. Elas ficarão submersas até o limite da linha d'água do lago e serão sinalizadas com boias fixas em suas quatro extremidades, garantindo a visibilidade para navegação no local. As grades evitam que materiais soltos entrem na tubulação.

Paralelamente à execução dos crivos, prossegue o reaterro das valas das linhas de captação de água bruta, restabelecendo o leito do Guaíba. O reaterro deve estar concluído no final de julho. A obra para captação de água bruta do Guaíba, primeira das sete obras do novo SAA Ponta do Arado, tem investimento de R$ 29 milhões, financiados com a Caixa Econômica Federal com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

ETA Ponta do Arado - A obra da Estação de Tratamento de Água (ETA) Ponta do Arado continua na etapa de terraplanagem do terreno, que deve terminar em novembro. A ETA tem previsão de conclusão em janeiro de 2025.

Próximas etapas - Nos próximos meses, iniciam-se as obras da Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab), da adutora de água tratada e ainda da linha de transmissão de energia. A Ebab tem previsão de início em julho e conclusão em 20 meses, enquanto a adutora de água tratada deve começar a implantação em agosto, com trabalhos por 12 meses. Em agosto também principiam as atividades para a instalação da linha de transmissão de energia para a futura subestação de energia elétrica. As três obras somam investimento de mais de R$ 75 milhões.

O SAA Ponta do Arado vai aumentar a produção de água para as regiões Sul, Extremo-Sul e Leste da cidade. A estimativa de conclusão e início de operação para o conjunto de sete obras que compõem o sistema é 2025.

Andréa Menezes

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes