Teste de balneabilidade semanal oferece segurança aos frequentadores das praias do Guaíba

02/02/2023 07:10
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Coletas para testes de balneabilidade são analisadas em laboratórios do Dmae

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realiza toda semana o teste de balneabilidade no Lago Guaíba. As análises são feitas para verificar as condições de banho das praias do Extremo Sul de Porto Alegre e dar mais segurança aos frequentadores.

“Os resultados são confiáveis e demonstram que as características da amostra de água coletada no Guaíba estão dentro dos limites da legislação”, explica o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss. O diretor também destaca as ações realizadas por diferentes diretorias e áreas do departamento com o objetivo de manter os locais seguros para banho da população. 

“Para ajudar a cuidar do lago ocorrem ações desde acompanhar o funcionamento das estações de tratamento de esgoto, manutenção nas redes coletoras até obras que abrangem o sistema de esgotamento sanitário’’, completa Loss.

Na prática, o teste de balneabilidade se trata de análises feitas em laboratório da água coletada em pontos específicos do Guaíba para verificar se está dentro dos limites especificados pela legislação, para que possa ser utilizada pelos banhistas. São coletadas duas amostras em cada um dos locais, é verificada a transparência da água, a temperatura e a quantidade de pessoas que estão tomando banho no momento da coleta. Os testes são realizados pela prefeitura desde 1988.

Metodologia - Os laboratórios que fazem a análise seguem metodologias reconhecidas internacionalmente. A legislação utilizada para análise é a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) 274/200 que estabelece que, de um total de cinco amostras, 80%, ou quatro amostras, não devem apresentar resultados de Escherichia coli superiores a 800 NMP/100 mL de amostra, e que a última amostra analisada não pode apresentar resultado de Escherichia coli acima de 2000 NMP/ 100 mL. Ainda, o pH das amostras deve estar na faixa de 6,0 a 9,0. Os testes são realizados nos laboratórios de microbiologia e físico-química da Gerência de Tratamento de Esgoto (GATE).

Escherichia coli – Nome científico de uma bactéria encontrada nos intestinos de seres humanos e animais endotérmicos, de sangue quente. Ele é usado como indicador de qualidade de água e alimentos através da análise de coliformes fecais.

pH – Escala que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de diversos elementos. Neste caso, ele é utilizado para medir essas características presentes na água.

Márcio Nunes

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes