Substituição de redes de abastecimento de água avança no 4º Distrito e no Moinhos de Vento
As obras de substituição das redes de abastecimento de água, conduzidas pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) no 4º Distrito e no Moinhos de Vento, atingiram 24% de conclusão. O balanço, divulgado nesta segunda-feira, 8, considera as quatro frentes do projeto, orçado em R$ 49,3 milhões.
Ao todo, mais de 24 quilômetros de novas tubulações já foram assentados na área - sendo, destes, 22,6 quilômetros de redes finas e 1,7 quilômetro de adutoras. A previsão é de que, até o segundo semestre de 2027, a iniciativa seja concluída com mais de 100 quilômetros de infraestrutura substituída.
"O objetivo da obra é melhorar a qualidade da distribuição de água nesta região. A maior parte das redes em operação, hoje, tem mais de 50 anos de uso. A renovação da infraestrutura dá mais estabilidade ao sistema, reduzindo períodos de desabastecimento", explica o diretor de Água do Dmae, Lucas Nadler.
Substituição - Os projetos de substituição de redes antigas no sistema de abastecimento de água somam R$ 91 milhões em investimento. A tubulação nova é instalada antes mesmo da desativação da antiga. Por isso, mesmo durante a sua execução, as obras não causam impacto negativo no abastecimento da população. Além do 4º Distrito e Moinhos de Vento, o Dmae atua na área central (bairros Independência, Bom Fim e Centro Histórico) e na Zona Norte (bairro Sarandi).
Cristiano Vieira