Servidores do Dmae participam de evento sobre sistema de informações geográficas

24/10/2023 17:03
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Maurício Loss destaca uso da ferramenta no trabalho diário

Nesta terça-feira, 24, os servidores do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) participaram do GIS Day, evento mundial sobre a tecnologia dos Sistemas de Informação Geográfica, com o propósito de alertar para importância que a geografia desempenha na sociedade e nas organizações.

GIS significa Sistema de Informações Geográficas. Ele pode capturar, exibir e analisar dados de localização para ajudar a tomar decisões como, por exemplo, prever áreas de inundação.

A atividade ocorreu no auditório do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) e foi organizado pela organizado pela Universidade Corporativa do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Unidmae), em parceria com a empresa Imagem.

“Esta ferramenta tem ajudado e queremos evoluir, com auxílio de nossos servidores, que se dedicam a aprimorar o uso desta tecnologia no seu trabalho diário”, observou o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.

Na universalização do saneamento, o GIS tem um papel fundamental, como a integração entre processos e a determinação de regiões prioritárias para reabilitação das redes, além de localizar registros de vazamentos. Diariamente, funcionários do departamento consultam informações geoespaciais por meio do Geodmae. Este sistema, gerenciado pelo Dmae, com o suporte de serviços geo da Procempa, facilita e agiliza diversos processos em todas as diretorias do Departamento.

 

Mauro Lewa Moraes

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes