Serviços de melhorias de redes de água do Dmae se concentram na Zona Sul durante a semana

26/07/2021 07:22

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) programou cinco serviços entre os dias 27 e 29, em diversos bairros da Zona Sul. Devido à duração dos serviços, é recomendável que os usuários reservem água para os usos básicos do dia a dia. A normalização do abastecimento poderá ser mais demorada nas partes elevadas das redes. Com a parada prolongada das estações de bombeamento é comum a água retornar com aspecto terroso, por causa do arraste de micropartículas não prejudiciais à saúde que eventualmente se desprendem das paredes internas das tubulações pela pressão do líquido. Caso chova, as datas dos serviços poderão ser reprogramadas.

Estes serviços são necessários para a implantação de melhorias no sistema de distribuição, com a consequente redução de perdas de água tratada e extensão das áreas a serem desabastecidas durante manutenções, diminuindo ainda o tempo para recuperação do abastecimento. Apenas em controle de perdas e setorização estão sendo investidos mais de R$ 7 milhões.
 
Terça-feira, 27:
- Bairros Campo Novo, Espírito Santo e Ipanema (obra de implantação do Reservatório Cristiano Kraemer): interligações de novas redes de água nas redes existentes, no lado ímpar da avenida Juca Batista, 1961, esquina da rua Cirino Prunes. O abastecimento será interrompido a partir das 9h, e a previsão é normalizar durante a noite de terça.

Quarta-feira, 28:
- Para quarta-feira, 28, o Dmae programou uma grande parada concentrando diversos serviços, com duração estimada de até 12 horas. A orientação é reservar água para os usos básicos do dia a dia. Os bairros que terão o abastecimento interrompido a partir das 9h são: Aparício Borges, Azenha, Belém Velho, Campo Novo, Cascata, Cavalhada, Cristal, Glória, Ipanema (parte), Medianeira, Nonoai, Partenon, Restinga, Santa Tereza, Santo Antônio, Teresópolis e Vila Nova. A previsão é normalizar durante a madrugada de quinta-feira, 29, podendo demorar mais nas partes elevadas da rede.    

Nestas regiões serão realizadas as seguintes intervenções: conserto de adutora de diâmetro 400 milímetros na rua Cruzeiro do Sul, esquina da rua Dona Otília; substituição de registros de sucção e recalque na Estação de Bombeamento de Água (Ebat) São Jorge 1 (rua Prof. Aslid Gick, 40); e instalação de macromedidor e válvula redutora de pressão na avenida Vicente Monteggia esquina da avenida Nonoai.  

Quinta-feira, 29:
- Bairro Ipanema, trecho entre as ruas Dr. Egydio Michaelsen e avenida Juca Batista, e na rua Engº Jorge Porto (obra da rua Ladislau Neto): interligação de rede nova com a rede existente na avenida Juca Batista esquina da rua Pasteur. O abastecimento será interrompido a partir das 9h, com previsão de normalizar durante a noite de quinta.

Divulgação Dmae
Programados do Dmae de 27 a 29 de julho

Normalização e aspecto da água - Após a conclusão dos serviços, a água não retorna de imediato, diversamente da energia elétrica, que é quase instantânea. Leva um tempo até os reservatórios das estações acumularem nível suficiente para então retomarem o bombeamento para a rede pública. O abastecimento pode demorar mais a normalizar nas partes elevadas e nas pontas da rede. Além disso, a pressão da água, ao retornar, pode desprender micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde que eventualmente estejam nas paredes internas da canalização, alterando a transparência do líquido. Se isso ocorrer, solicite lavagem da rede ou do ramal predial pelo fone 156, opção 2.

Informações do Dmae:
telefone 156 opção 2
site: www.dmae.rs.gov.br
aplicativo 156+POA
e-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br
chat: centraldmae.procempa.com.br/chat
whats: 51 99332-8170

Ieda Pezzi e Rafaela Redin

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes