Segunda linha da nova adutora subaquática é instalada no Guaíba

20/04/2022 17:01

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) concluiu, nesta quarta-feira, 20, a instalação da segunda linha de tubulação da adutora subaquática de captação de água bruta. A implantação faz parte do novo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado, no bairro Belém Novo. A operação de alta complexidade, autorizada pela Marinha, iniciou-se na terça, 19, às 17h, e prosseguiu na madrugada com deslocamento dos tubos das proximidades da Ilha das Flores, no rio Jacuí, até a margem, na enseada entre o Morro da Cuíca e a Ponta do Arado Velho. Durante esta quarta-feira, 20, com o apoio de embarcações, a linha de tubos em polietileno de alta densidade (Pead) está sendo afundada no lago Guaíba. A primeira etapa da instalação ocorreu no dia 5 de abril. 

Luciano Lanes / PMPA
Implantação faz parte do novo Sistema de Abastecimento de Água Ponta do Arado, no bairro Belém Novo

As duas linhas adutoras com dois quilômetros de extensão cada ficarão dispostas paralelamente à adutora existente de captação de água bruta do sistema Belém Novo, lado Sul. Iniciados em abril e efetuados pela Ster Engenharia Ltda, os trabalhos têm estimativa de término neste primeiro semestre e estão com cerca de 75% de execução. Elas ficarão a cinco metros de profundidade e terão sinalização náutica de boias.

A partir da próxima semana, iniciam-se duas novas etapas das obras. “Será realizado o reaterro da vala que abriga a adutora, restabelecendo o leito do lago, e também começaremos a execução da torre de captação, na extremidade das linhas", destaca o diretor-geral do Dmae,  Alexandre Garcia. A torre ficará submersa até o limite da linha d'água do lago e também será sinalizada com boias fixas em suas quatro extremidades, garantindo a visibilidade para navegação no local”.

Após o aterramento das linhas de adutoras, o Dmae fechará seu canteiro de obras na Praia do Poleto, e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade realizará as obras de melhoria na Praça Almerindo Lima antes de devolvê-la à comunidade. 

A obra para captação de água bruta do Guaíba tem investimento de R$ 29 milhões, financiados com a Caixa Econômica Federal com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O SAA Ponta do Arado vai aumentar a produção de água para as regiões Sul, Extremo-Sul e Leste da cidade. A estimativa de conclusão e início de operação para o conjunto de sete obras que compõem o sistema é 2024.

 

Isabel Lermen

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes