Reunião com a comunidade de Belém Novo debate Sistema de Abastecimento Ponta do Arado

19/11/2021 15:53

  

Luciano Lanes
A assessora Comunitária do Dmae, Patrícia Bandel, abriu os trabalhos.

Na noite dessa quinta-feira, 18, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realizou a sexta reunião com a comunidade de Belém Novo, na Zona Sul, para apresentação técnica do novo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado. Dessa vez o público-alvo foram os moradores do entorno da obra de captação, onde fica o canteiro de obras na praça Almerindo Lima. Mais de 70 pessoas conheceram o projeto que está em fase inicial de implantação e que pretende melhorar o abastecimento das regiões Sul, Extremo Sul e Leste. Participaram deputados e vereadores, delegados do Orçamento Participativo, lideranças comunitárias e público em geral. O encontro conduzido pela coordenadora da Assessoria Comunitária do Dmae, Patrícia Tompsen Bandel, pelo gerente de Projetos e Obras, Marco Antônio Gil Faccin, e por representante da empresa executante da obra foi das 19h30 até cerca de 21h, no Piquete da Amizade (rua Carlos Flores, 31).

Após a apresentação, foi aberto espaço para perguntas e respostas dos presentes, que questionaram acerca dos impactos ambientais e econômicos do projeto. “Percebemos que, apesar de ser a sexta reunião em Belém Novo, há muita desinformação referente à obra. Continuaremos trabalhando para melhorar a comunicação. Cabe ressaltar que este sistema beneficiará mais de 250 mil pessoas de 18 bairros”, afirma Patrícia.

Trabalho Técnico-Social - O TTS é um conjunto de estratégias, projetos e ações voltados à comunidade da área, coordenado e fiscalizado pelo Dmae, sendo realizado pela terceirizada ASP Assessoria Social e Pesquisa Ltda., com financiamento da Caixa Econômica Federal (CEF). A partir deste mês, o Dmae passou a disponibilizar plantões sociais, quando técnicos da equipe do TTS estarão no bairro para esclarecer dúvidas pontuais da comunidade.

Ponta do Arado - O atual Sistema de Tratamento de Água Belém Novo, que abastece mais de 250 mil moradores do Sul, Extremo-Sul e Lomba do Pinheiro, está no limite da capacidade. Com o aumento de demanda, o Dmae passou a buscar alternativas para melhorar essa situação. A prefeitura e o Departamento contrataram o financiamento em 2019, com investimento estimado de R$ 250 milhões.

O fim do déficit de abastecimento vai se dar com a finalização do SAA Ponta do Arado, que nesta primeira etapa, além da implantação da adutora subaquática de captação de água bruta (já em execução), e da principal obra que é a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) Ponta do Arado, terá mais cinco obras.

Ieda Pezzi e Rafaela Redin

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes