Relatório de balneabilidade aponta quatro pontos próprios para banho

04/04/2022 17:39
Rafaela Redin/DMAE PMPA
DMAE
Levantamento é o último da série iniciada em dezembro

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) divulga o 15º relatório de balneabilidade das praias da Orla do Guaíba, na Zona Sul da Capital. Dos seis pontos analisados no Lami e Belém Novo, quatro estão com águas próprias para banho. A divulgação da balneabilidade começou no dia 14 de dezembro e este é o último levantamento divulgado desta série. Os relatórios podem ser conferidos aqui.

O período de amostragem para este relatório se estendeu entre os dias 2 de março e 1º de abril. Confira os pontos avaliados no mapa e a situação de cada um deles:

Belém Novo
- Posto 1 (Praça José Comunal, em frente à garagem da empresa de ônibus) - águas próprias para banho
- Posto 2 (Praia do Leblon, avenida Beira-Rio, em frente à rua Antônio da Silva Só) - águas próprias para banho
- Posto 3 (Praia do Veludo, avenida Pinheiro Machado, em frente à praça) - águas próprias para banho

Lami
- Posto 1 (acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, nas imediações da segunda guarita de salva-vidas) – águas próprias para banho
- Posto 2 (acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, em frente à primeira guarita de salva-vidas) - águas impróprias para banho
- Posto 3 (avenida Beira-Rio, em frente ao número 510) - águas impróprias para banho

Como a avaliação é feita - A análise da balneabilidade segue o disposto pela Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que estabelece que 80% das análises, de um conjunto das cinco últimas amostras, devem apresentar um número de Escherichia coli não superior a 800 NMP/100 mL e que na última amostragem este valor não ultrapasse 2000 NMP/100 mL. O valor do pH deve permanecer na faixa de 6,0 a 9,0.

Isabel Lermen

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes