Rede de drenagem no entorno da Praça Bartolomeu de Gusmão recebe melhorias
As vias localizadas no entorno da Praça Bartolomeu de Gusmão, no bairro Floresta, recebem intervenções para qualificar a rede de drenagem urbana. A obra, executada pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), mobiliza uma equipe multiprofissional, composta por técnicos especializados em topografia, esgoto, limpeza, manutenção em espaços confinados, extensão e reconstrução de redes.
"Constatamos a necessidade de desvio da rede atual, que passava pelo meio da praça e estava obstruída pelas raízes das árvores. Além disso, alteramos a localização dos poços de visita, possibilitando o fácil acesso das estruturas em caso de necessidade de manutenção. Com isso, aumentamos o fluxo da drenagem, o que minimizará alagamentos em caso de chuva", explica a diretora de Operações do Dmae, Isabel Costa.
Ao todo, 65 metros de redes antigas estão sendo substituídas. A nova tubulação foi fabricada em polietileno de alta densidade (Pead), material considerado mais resistente e flexível do que o anterior. Ela tem diâmetro variável, de 600 a 800 milímetros, e está conectada a novos poços de visita criados para minimizar eventuais pontos de obstrução. A obra deve ser concluída na próxima semana.
Mercado Público - Nas últimas semanas, o Dmae concluiu a readequação da rede de drenagem urbana no entorno do Mercado Público, no Centro Histórico. A intervenção contou com o apoio de um caminhão supersugador, que limpou as redes existentes, enquanto técnicos confirmaram os cadastros e atuaram na nivelação ou troca de tampões dos poços de visita.
Cristiano Vieira