Prefeitura amplia ações para amenizar desabastecimento de água no Morro da Cruz

24/02/2022 16:56
Luciano Lanes/ PMPA
DMAE
Distribuição de caixas d'água é uma das ações que estão sendo realizadas

A prefeitura de Porto Alegre, por meio do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (SMHARF) e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), segue mobilizada para buscar soluções aos históricos problemas de abastecimento de água no Morro da Cruz, região localizada no bairro Partenon.

Para possibilitar a implementação de ações mais ágeis e eficazes, foi assinado pelo prefeito Sebastião Melo um decreto de emergência para a região no dia 10 de fevereiro. Também foi criada uma comissão, representada por uma força-tarefa da prefeitura, parceiros voluntários (como o SengeRS) e moradores.

Desde o dia 18 de fevereiro, a prefeitura está no local trabalhando e tomando medidas para qualificar o abastecimento de água para a população. Uma das medidas é distribuir caixas d’água para residências. Em alguns casos, onde há situação precária de infraestrutura, as equipes da prefeitura colaboram com a instalação. Em outros, oferece materiais para os moradores.

Os números do trabalho da prefeitura no Morro da Cruz

- 613 cadastros realizados em residências da região. Nesses cadastrados foram verificados que 222 casas possuíam caixa d’água e 391 não possuíam.

- 400 caixas d’água foram adquiridas e 100 delas já entregues a moradores

- 130 sacos de areia e 16 sacos de cimento distribuídos

- 5 mil tijolos comprados (cerca de 2 mil deles a disposição da comunidade)

- Força-tarefa conta com mais de 40 pessoas da prefeitura

- 15 veículos utilizados (entre caminhões-pipa, retroescavadeiras, caminhões de carga, caçambas, caminhonetes e veículos terceirizados)

- Desde o dia 18 de fevereiro, foram oferecidos almoços 147 almoços para quem está se mobilizando a colaborar com os trabalhos na região

Divulgação / PMPA
ÁGUA E ESGOTOS
Mobilização: os trabalhos são diários por parte da prefeitura, parceiros voluntários e moradores

Colaboração na instalação das caixas d'água - A distribuição de caixas d’água foi uma medida emergencial para amenizar o desabastecimento. De todas as 100 caixas distribuídas, a prefeitura ajudou na instalação de cerca de dez, até o momento. Destas, três foram alvo de críticas de moradores e as equipes se comprometeram em revisar o serviço realizado.

“Em relação às bases para os reservatórios, é preciso esclarecer que a prefeitura se comprometeu com distribuição do material e com auxílio da construção dessas bases em casos excepcionais. Estamos ajudando aqueles moradores que declararem não ter condições de executar esse tipo de serviço”, explicou o secretário da Smsurb, Marcos Felipi .

O secretário complementa que a prefeitura não possui recursos e equipes suficientes para a construção de bases de caixas d’água para todos os 400 moradores cadastrados. “Por isso, é preciso um esforço conjunto entre poder público e a comunidade para sanar o problema que se dá, inclusive, na rede formal de abastecimento”.

Reforço no abastecimento - Desde janeiro, além das ações emergenciais, como o envio de caminhões-pipa quando houver

Divulgação / PMPA
ÁGUA E ESGOTOS
Residências que, até então, não tinham caixas d'água receberam o equipamento

demanda e do início da distribuição de caixas d’água, outras ações de médio prazo estão sendo executadas pelo Dmae.

O sistema de bombeamento de água já foi melhorado, com substituições de conexões de recalque e de sucção das bombas, e com uma parceria com a CEEE Equatorial que ampliou a energia elétrica na estação que atende o ponto alto do Morro da Cruz, que é uma área crítica para a distribuição de água pela dificuldade de alcance. “Com isso, o desempenho do sistema de bombeamento da região foi reforçado, fazendo a água chegar a uma altura agora de 230 metros a partir da captação do Lago Guaíba”, explica o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia.

Além das caixas nas residências, a prefeitura trabalha na instalação de duas caixas de 15 mil e uma de 20 mil litros d’água (cada) em uma área no topo do Morro da Cruz, que deverão atender, pelo menos, 90 famílias. O Dmae informa que no momento da ligação das caixas distribuídas na rede, muitas vezes não formais, de abastecimento, será revisada a estrutura para verificar alguma necessidade de reforço.

Nessa quarta-feira, 23, foi realizada mais uma obra de entroncamento de redes para reforçar o abastecimento no Morro da Cruz.

 

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes