Praias do Extremo Sul estão próprias para banho

10/02/2023 13:26
Cesar Lopes/ PMPA
Executivo
Dmae confirma todos os pontos das praias do Extremo Sul como balneáveis

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) divulga nesta sexta-feira, 10, o relatório de balneabilidade das praias do Extremo-Sul. As coletas mostram, pela oitava semana consecutiva, que todos os locais seguem próprios para banho. Os pontos estão divididos entre os bairros Belém Novo e Lami.

Cinco amostras foram coletadas entre os dias 11 de janeiro e 8 de fevereiro. Semanalmente, as coletas são realizadas em pontos específicos do Lago Guaíba e são analisadas em laboratório que comprovam a balneabilidade dos locais avaliados.

Veja no mapa onde estão os pontos e qual a situação de cada um deles.

Belém Novo:
Posto 1 (Praça José Comunal, em frente à garagem da empresa de ônibus): águas próprias para banho
Posto 2 (Praia do Leblon, avenida Beira Rio, em frente à rua Antônio da Silva Só): águas próprias para banho
Posto 3 (Praça do Veludo, avenida Pinheiro Machado, em frente à praça): águas próprias para banho

Lami:
Posto 1 (acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, nas imediações da segunda guarita de guarda-vidas): águas próprias para banho
Posto 2 (acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, em frente à primeira guarita de guarda-vidas): águas próprias para banho
Posto 3 (avenida Beira Rio, em frente ao nº 510): águas próprias para banho

Como funciona - O estudo de balneabilidade segue a Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que estabelece que 80% das análises, de um conjunto das cinco últimas amostras, devem apresentar um número de Escherichia coli não superior a 800 NMP/100 ml e que, na última amostragem, este valor não ultrapasse 2000 NMP/ 100 mL. O valor do pH deve manter-se na faixa de 6,0 a 9,0.

Lizandra Fonseca (estagiária) / Supervisão: Márcio Nunes

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes