Plantio para compensação da emissão de CO2 encerra 50º Congresso Nacional de Saneamento

13/05/2022 16:46
Divulgação / PMPA
DMAE
Compensação de dióxido de carbono foi feita em estação de esgoto do Dmae

O plantio de cerejeiras, araçá, arueiras e outros exemplares da mata gaúcha foi realizado para compensação da emissão de dióxido de carbono (CO2) produzida na preparação e realização do 50º Congresso Nacional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) em Porto Alegre. No final da manhã desta sexta-feira, 13, o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Alexandre Garcia, recebeu a diretoria e voluntários da Assemae em terreno da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Sarandi, para a o plantio de mudas nativas do Rio Grande do Sul.  O congresso reuniu cerca de 2 mil participantes nesta semana, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), a poucos minutos da ETE Sarandi.

“A Assemae faz um estudo, calculando o que foi gasto de água, energia elétrica, também a utilização pelos participantes do congresso dos mais variados meios de transporte, de forma que o evento se torne sustentável, reduzindo a emissão do CO2, por isso se tornou tradição o plantio das mudas de árvores”, destacou o secretário executivo da associação, Francisco Lopes. Ele explicou que o estudo é concluído após o levantamento de dados, mas que a ação ocorre no encerramento, tradicionalmente, em todas as edições do evento. “Hoje fizemos o plantio simbólico de 28 mudas de árvores. Assim que o estudo for finalizado, vamos complementar o plantio. Optamos por fazer nas dependências da ETE Sarandi por ser um local próximo ao evento e entre avenidas de grande circulação de veículos. O intuito é minimizar os impactos do C02 ao meio ambiente”, acrescentou o diretor-geral do Dmae, também presidente da regional do RS da Assemae.

Estande - O espaço institucional do Dmae no congresso recebeu mais de 1 mil visitantes nos três dias da Feira de Saneamento. Além da recepção aos visitantes e informações institucionais e de educação ambiental, foi apresentado o Centro de Supervisão Operacional (CSO), mostrando o controle on-line de 270 estações – entre tratamento, bombeamento e reservatórios –, e quase cinco mil quilômetros de redes de água, esgoto sanitário e pluvial em Porto Alegre. Outra atração foi o scanner 3D - o BLK360 - que captura o mundo ao seu redor com imagens panorâmicas coloridas sobrepostas em uma nuvem de pontos de alta precisão, utilizado para verificação de redes. Também esteve no estande a análise sensorial que monitora, semanalmente, a qualidade da água na Capital. Técnicos demonstraram o primeiro nível de treinamento dos já denominados informalmente “sommeliers de água”.

Maria de Lourdes Wolff e Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Georadar foi uma das demonstrações técnicas do Dmae

Visitas técnicas – Durante toda a semana, diversas áreas do departamento receberam cerca de 250 técnicos de empresas, autarquias e serviços de saneamento municipais de todo o país. Na manhã desta sexta, quatro turmas de visitantes conheceram as tecnologias de georadar, telemetria, laboratórios das gerências de tratamento de águas e de esgotos e ainda as estações de bombeamento e de tratamento de esgotos Cristal e Serraria. Também foram recebidos representantes do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgotos (Samae), de Blumenau, para conhecer o cadastro técnico e o geoprocessamento do Dmae.

Isabel Lermen e Andréa Menezes

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes