Participantes de evento nacional conhecem inovações do saneamento em Porto Alegre

11/05/2022 18:07
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Visitas técnicas do Dmae são destaque no 50º Congresso Nacional de Saneamento

Parte da programação do 50º Congresso Nacional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), as visitas técnicas oferecem aos participantes conhecer as inovações empregadas pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) na área do saneamento em Porto Alegre. Nesta quarta-feira, 11, uma delas ocorreu na unidade de ultrafiltração (UF), em Belém Novo, e outra na Estação de Tratamento de Água (ETA) São João, na Zona Norte.

“Os encontros apresentam ações adotadas desde a identificação da necessidade de aumento da capacidade de abastecimento de Belém Novo e a implantação da unidade de ultrafiltração até o financiamento do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado. Foram explicadas as obras em andamento e as que começarão em breve, além do sistema UF, implantado como a solução para garantir a vazão necessária até a conclusão do novo sistema, em 2024”, explicou o engenheiro e gerente de projetos e obras do Dmae, Marco Faccin. 

As visitas técnicas do Dmae acontecem desde segunda-feira e já receberam mais de 200 participações, com turmas extras até a manhã de sexta, 13. Foram visitadas as obras de Macrodrenagem do Arroio Arreia na Zona Norte, a Estação de Tratamento de Água Compacta (Ultrafiltração) na Zona Sul, e o Centro de Supervisão Operacional (CSO) na região Central, de Porto Alegre. Também foram demonstrados a videoinspeção, um robô que faz a vistoria no interior das redes pluviais, e o georadar, responsável por identificar as redes distribuídas pela cidade.

Na programação de palestras, cursos e painéis do congresso, nesta quarta foram debatidos temas como desafios financeiros na área do saneamento, novas tecnologias e nova portaria de potabilidade da água. Os desafios da gestão e financiamento no saneamento básico foram abordados em debate com a coordenação do diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia. “Neste momento pós-pandemia, os órgãos de saneamento registram muitos pedidos de reequilíbrio. Com a atual situação da economia, empresas enfrentam o aumento de materiais utilizados nos serviços e obras, e a gestão sobre essas situações, com todos esses aspectos, é um grande desafio”, declarou.

Na mesa de encerramento do dia, a química do Dmae, Vanessa Venturi, fez parte do debate sobre os impactos das alterações impostas pela nova portaria 888, que define os padrões de potabilidade de água para consumo humano e que substituiu os padrões consolidados desde 2017. “As alterações trazidas pela legislação seguem as normas nacionais que norteiam o nosso trabalho na garantia da qualidade da água”, observou. Pela manhã, o engenheiro do órgão João Batista Nunes fez parte da mesa Novas tecnologias voltadas para a gestão comercial.

O Dmae participa também do congresso com estande e apresentação de trabalhos técnicos, além das visitas técnicas e palestras até esta sexta, 13, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre. A 50ª edição do Congresso Nacional de Saneamento da Assemae reúne cerca de 2 mil pessoas entre expositores e participantes, no Centro de Eventos da Fiergs, na avenida Assis Brasil, 8787, das 8h às 18h30.

Confira a programação completa aqui 

Isabel Lermen e Andréa Menezes

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes