Obra de reforço na operação da Ebat Padre Cacique atinge 86% de conclusão

19/03/2025 12:15
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
As adutoras de recalque servem para levar a água de um nível para um patamar mais alto

As obras de reforço na Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Padre Cacique, operada pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), atingiram 86,5% de conclusão. A unidade abastece os bairros Camaquã, Cavalhada, Cristal, Menino Deus (parte), Tristeza (parte) e Vila Assunção.

O projeto prevê a instalação de uma nova adutora de recalque na estação - tubulação com 600 milímetros de diâmetro e mais de dois quilômetros de extensão, entre as avenidas Padre Cacique e Wenceslau Escobar. Atualmente, as equipes trabalham na implantação do trecho que passa pela avenida Pinheiro Borda.

"A adutora usada, atualmente, no bombeamento de água desta região foi implantada em 1950. Com a substituição, a recorrência de fugas d'água será minimizada e, consequentemente, os períodos de desabastecimento serão reduzidos. Além disso, a nova rede tem diâmetro maior, possibilitando o aumento de vazão do sistema", explica o diretor de Gestão e Desenvolvimento do Dmae, Marco Faccin.

O investimento no contrato é de R$ 17,5 milhões, contemplando também a adutora já implantada de interligação dos reservatórios Bordini e Gutemberg. As intervenções foram iniciadas em dezembro de 2022. A conclusão está prevista para novembro de 2025.

Mauro Lewa Moraes

Andrea Brasil