Obra da nova adutora 18 de novembro entra em fase final

29/11/2022 15:39

O Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) realiza o último entroncamento da nova adutora de água tratada na rua 18 de Novembro com a rua Padre Feijó, bairro Navegantes, nesta terça-feira, 29.

Nos próximos dias, será realizada a lavagem da rede e a execução da caixa de manobra – onde fica o registro para abrir e fechar a rede. A previsão é de que a obra esteja concluída até o fim de dezembro deste ano. Para o serviço desta terça, foi necessário interromper o abastecimento dos bairros Farrapos, Humaitá, Navegantes, São João e Anchieta, com previsão de retorno no período da noite.

“A nova tubulação vai trazer um ganho no abastecimento de água para a região da Arena, beneficiando diretamente cerca de 20 mil habitantes do bairro Navegantesâ€, afirma o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia.

Reforço no abastecimento - A nova adutora na 18 de novembro terá 1.250 metros em ferro fundido de 500 milímetros de diâmetro e 270 metros de tubulação em polietileno de alta densidade (pead) de 560 milímetros. A tubulação irá reforçar o abastecimento na região da Arena do Grêmio, que registrou significativo crescimento populacional e imobiliário nos últimos anos. As obras da adutora foram reativadas em 2020, após a finalização da Trincheira da Ceará. O Dmae está investindo R$ 3,2 milhões em recursos próprios, e a execução é da terceirizada MGM Serviços Técnicos Ltda.

 

Roberta Brum

Cristiano Vieira