Novo gradeamento na ETE Sarandi qualifica tratamento de esgotos do Dmae

26/05/2022 12:44
Ieda Pezzi / DMAE / PMPA
ÁGUA E ESGOTO
Colocação do último gradeamento garante que partículas sólidas maiores e lixo sejam separados do esgoto cloacal que entra na ETE

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) está colocando novos gradeamentos na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Sarandi. Na ação, estão sendo investidos cerca de R$ 570 mil de recursos do Programa Nacional de Despoluição de Bacias Hidrográficas (Prodes) da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). A troca de gradeamento qualifica o tratamento de esgotos na Zona Norte de Porto Alegre, contribuindo para melhorar a condição do Rio Gravataí, e tem investimento de cerca de R$ 1 milhão.

A instalação do novo equipamento faz parte de um projeto de renovação e qualificação da ETE Sarandi, e teve início na segunda quinzena de maio. Na manhã de quinta-feira, 26, foi iniciada a troca do segundo e último gradeamento na estação, garantindo que partículas sólidas maiores – e ainda lixo descartado irregularmente – sejam separados do esgoto cloacal que efetivamente entra na ETE, acelerando o tratamento. “Após 10 anos de uso, o equipamento tem um desgaste natural, principalmente em função da reação com o próprio esgoto captado pela ETE. A substituição dos gradeamentos, uma das primeiras etapas do tratamento, manterá a qualidade do nosso trabalho”, declarou o coordenador de Esgotos Norte do Dmae, Allan Pozzebon, que supervisiona o serviço. Uma das grades já está em fase de testes, após sua instalação na semana passada. A expectativa é que a manutenção esteja concluída no início de junho.

Prodes - O Programa Nacional de Despoluição de Bacias Hidrográficas foi criado pela  Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico para estimular o tratamento de esgotos no país. O Prodes concede auxílio financeiro a órgãos de saneamento que implantaram ou ampliaram seu tratamento. O programa existe desde 2001.

ETE - A ETE Sarandi faz parte do 10º sistema de coleta e tratamento de esgoto cloacal em Porto Alegre e possui capacidade de tratamento de 203 litros por segundo. Após sua inauguração, em 2013, o esgoto deixou de ser lançado in natura no Rio Gravataí e melhorou as condições de vida de cerca de 50 mil habitantes da Zona Norte. O tratamento da estação beneficia integralmente os bairros Sarandi, São Sebastião, Jardim Lindóia, Jardim Itú-Sabará e Passo das Pedras, e parte dos bairros Protásio Alves, Rubem Berta, Vila Ipiranga, Mário Quintana, Cristo Redentor, Vila Jardim, Anchieta e Jardim Carvalho. O Sistema de Esgoto Sanitário Sarandi, juntamente com o sistema da ETE Serraria, na Zona Sul, ampliou a capacidade de tratamento de esgotos de Porto Alegre de 27% para mais de 80%.

  

 

Andrea Menezes

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes