Nova bacia de amortecimento será construída em praça na Zona Norte
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) iniciou a construção de uma nova bacia de amortecimento no bairro Vila Ipiranga, na Zona Norte da Capital. A estrutura será instalada na Praça Irani Bertelli, que passará por reurbanização após a conclusão da obra. A intervenção faz parte do projeto de macrodrenagem do Arroio Areia.
"As bacias de amortecimento têm como função o armazenamento temporário da água da chuva. Com isso, o volume é liberado de forma gradual na rede de drenagem, evitando a sobrecarga - e, portanto, alagamentos", explica o diretor-presidente do Dmae, Vicente Perrone.
A obra da bacia de contenção da Praça Irani Bertelli possui licença de instalação emitida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) e prevê a construção de uma bacia de contenção com capacidade de armazenar até 7,8 mil metros cúbicos de água da chuva, qualificando a drenagem urbana da Zona Norte.
A estrutura será em concreto armado e permanecerá fechada. Acima da bacia de contenção, será realizada a reurbanização da praça, mantendo ao máximo as características atuais do espaço e buscando atender as necessidades dos moradores do entorno.
Na primeira fase da obra, foram removidas da praça 30 árvores, das quais duas já enfraquecidas e secas, identificadas na autorização do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor). A compensação vegetal pela supressão será utilizada para plantio de 183 mudas no mesmo local e nas vias públicas do entorno, de acordo com a política de arborização urbana da cidade. O recurso da compensação foi depositado no Fundo Pró-Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre (Fumproamb).
Arroio Areia - O projeto de macrodrenagem é composto por 26 obras, das quais 11 já foram concluídas. Outras três estão em andamento: além da bacia da Praça Irani Bertelli, seguem em construção o reservatório R15, no terreno do Porto Alegre Country Club, e a nova Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) 7.
Financiada junto ao governo federal, a iniciativa tem orçamento de R$ 108 milhões e beneficia cerca de 180 mil moradores dos bairros Anchieta, Boa Vista, Bom Jesus, Chácara das Pedras, Cristo Redentor, Higienópolis, Jardim Europa, Jardim São Pedro, Passo D’Areia, Santa Maria Goretti, São João, Três Figueiras, Vila Ipiranga e Vila Jardim.
Bianca Dilly