Moradores de Belém Novo conhecem sistema de água Ponta do Arado

28/10/2021 09:31
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Quinta reunião comunitária ocorreu na escola estadual Dr. Glicério Alves

Cerca de 50 moradores de Belém Novo participaram da quinta reunião comunitária para apresentação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado nessa quarta-feira, 27, pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). A reunião ocorreu na escola estadual Dr. Glicério Alves, na rua Eustáquio Inácio da Silveira, e faz parte do trabalho técnico-social (TTS) desenvolvido pelo Dmae para apresentar o projeto e as etapas de implantação do novo SAA Ponta do Arado. O encontro foi conduzido pelo diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia, com o apoio de equipe técnica do Departamento e representantes da subprefeitura da região Extremo-Sul e da empresa contratada para realização das obras. 

O cronograma de obras e os impactos para os moradores do entorno da avenida Heitor Vieira, principal via de acesso ao canteiro de obras e à futura ETA Ponta do Arado foi um dos principais tópicos abordados pela comunidade no tempo destinado a perguntas após o detalhamento técnico da apresentação.

"A partir de novembro, já teremos cerca de 30 cargas de caminhão passando por dia ali na Heitor Vieira. E essas cargas vão aumentar até chegar a mais de 80 diariamente. Para minimizar os impactos junto à comunidade, o Dmae trabalha em conjunto com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb), que está avaliando e reforçando a pavimentação local. A área também será devidamente sinalizada de acordo com o itinerário fixo seguido pelos caminhões, cuja velocidade é controlada. São ações para mitigar os possíveis transtornos causados pelos carregamentos durante os oito meses de obra que teremos pela frente", declarou Garcia aos presentes.

As reuniões com a comunidade continuarão acontecendo periodicamente, para esclarecimento de dúvidas e encaminhamento de demandas pertinentes ao andamento das obras.

Trabalho Técnico-Social - O TTS é um conjunto de estratégias, projetos e ações voltados à comunidade da área, coordenado e fiscalizado pelo Dmae, sendo realizado pela empresa licitada ASP Assessoria Social e Pesquisa Ltda, com financiamento da Caixa Econômica Federal (CEF). A partir de novembro, acompanhando a evolução das obras, o Dmae passará a divulgar o cronograma dos plantões sociais, quando técnicos da equipe do TTS estarão no bairro para esclarecer dúvidas pontuais da comunidade.

ETA Ponta do Arado - A estação foi projetada com as técnicas mais modernas de engenharia e deverá produzir inicialmente 2 mil litros por segundo de água tratada, podendo alcançar até 4 mil litros por segundo, o que fornecerá 3 mil litros por segundo a mais que o atual Sistema Belém Novo. Além da ETA, as obras incluem um reservatório com duas câmaras de 5 mil metros cúbicos de água cada uma e ainda uma Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat). O valor investido será de mais de R$ 87 milhões nessa primeira etapa e a execução é do Consórcio Cosatel-RGS-Calcar, vencedor da licitação.

Andréa Menezes

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes