Mirante do Cristal passa por revitalização para reabrir ao público

13/01/2022 17:26
Luciano Lanes/DMAE PMPA
DMAE
Serviços começaram com a limpeza da vegetação, lavagem de toda a estrutura metálica e pintura

Fechado devido a danos causados por temporais nos anos de 2016 e 2017, o Mirante do Cristal deve reabrir neste primeiro semestre de 2022. A reforma completa do local, realizada pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), teve início na segunda semana do mês de dezembro e deve durar até 120 dias. “O objetivo é deixar o local mais seguro e agradável aos visitantes, que em breve poderão voltar a contemplar o Guaíba neste ponto”, informa o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia. As visitações serão programadas e divulgadas posteriormente. (fotos)

A revitalização começou com a limpeza da vegetação, lavagem de toda a estrutura metálica e pintura, tanto do gradil, guarita e do mirante pelo lado de fora. No momento, funcionários de uma empresa contratada estão pintando a parte interna da estrutura e trocando a cobertura do térreo, 1º e 3º andares. Ainda serão substituídos os circuitos elétricos, a iluminação por lâmpadas de LED, revisão do sistema de climatização e ajustes nos vidros.

O Mirante do Cristal possui 20 metros de altura e foi inaugurado em março de 2014. Foi construído como uma atração junto à Estação de Bombeamento de Esgoto (EBE) Cristal, que é composta por torres cilíndricas interligadas por via subterrânea, com 26 metros de altura cada. A estação bombeia o esgoto cloacal coletado da região do arroio Cavalhada e Dilúvio até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Serraria, através de 11 quilômetros de tubulações submersas no Lago Guaíba. No projeto, a casa de bombas da estação conta com as chaminés de equilíbrio (três torres de concreto aparente, com sete metros de diâmetro, duas delas medindo 26 metros e outra, 12 metros de altura).

Rafaela Redin

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes