Manutenção emergencial pode causar falta d’água na área do Sistema Belém Novo
A substituição de um transformador de energia elétrica na Estação de Tratamento de Água (ETA) Belém Novo, iniciada na manhã deste sábado, 4, pode causar falta d’água e/ou baixa pressão nos 15 bairros atendidos pelo sistema. O serviço, de caráter emergencial, se deve à queima de um dos quatro equipamentos usados para manter o funcionamento da ETA.
A Estação permanecerá desligada até o fim da manutenção, previsto para o início da tarde. As causas da queima do transformador serão apuradas pelos técnicos do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Na sexta-feira, 3, o Sistema Belém Novo ficou desligado por quatro horas em razão das oscilações na rede de energia elétrica.
Até a normalização, o Dmae atenderá a região com caminhões-pipa. Solicitações devem ser encaminhadas junto às subprefeituras.
Bairros abastecidos pelo Sistema Belém Novo - Aberta dos Morros, Belém Novo, Boa Vista do Sul, Campo Novo, Chapéu do Sol, Extrema, Hípica, Ipanema (parte), Lageado, Lami, Lomba do Pinheiro, Pitinga, Ponta Grossa, Restinga e São Caetano.
Retorno da água - Após paradas mais longas, a água pode voltar com coloração e gosto alterados devido ao arraste de micropartículas não prejudiciais à saúde, que podem estar nas paredes internas da tubulação. O cliente pode solicitar lavagem da rede ou do ramal domiciliar na opção 2 do Sistema 156.
Gilmar Martins