Manutenção emergencial pode causar falta d’água em 15 bairros

19/12/2024 09:43

A manutenção emergencial no poço da Estação de Tratamento de Água (ETA) compacta Belém Novo pode causar falta d’água em 15 bairros. O serviço, realizado pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), teve início na manhã desta quinta-feira, 19. O sistema opera com capacidade reduzida. A previsão é de normalização da oferta de água para a região ao longo do dia.

A ETA compacta opera desde 2020 em reforço ao Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Belém Novo. Em razão da manutenção e do baixo nível do Guaíba, a produção de água para a região foi reduzida para 780 litros/segundo - volume que representa cerca de 60% da capacidade total do sistema.

Por isso, pode haver desabastecimento e/ou baixa pressão nos bairros Aberta dos Morros, Belém Novo, Boa Vista do Sul, Campo Novo, Chapéu do Sol, Extrema, Hípica, Ipanema (parte), Lageado, Lami, Lomba do Pinheiro, Pitinga, Ponta Grossa, Restinga e São Caetano.

O Dmae atende a região com caminhões-pipa e convocou veículos extras para suprir a demanda. Eles serão posicionados em pontos estratégicos da área. Solicitações devem ser encaminhadas junto às subprefeituras.

Retorno da água - Após paradas mais longas, a água pode voltar com coloração e gosto alterados devido ao arraste de micropartículas não prejudiciais à saúde, que podem estar nas paredes internas da tubulação. O cliente pode solicitar lavagem da rede ou do ramal domiciliar na opção 2 do Sistema 156.

Aristoteles Junior

Andrea Brasil