Laboratório central do Dmae realiza análises diárias da água distribuída em Porto Alegre
O controle da qualidade da água que abastece Porto Alegre vai além do monitoramento realizado nas ruas e na rede de distribuição. Todos os dias, o laboratório central do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), localizado na Estação de Tratamento de Água (ETA) Menino Deus, analisa a água produzida nas seis ETAs da Capital.
No local, técnicos do Departamento realizam análises microbiológicas que verificam se a água atende rigorosamente aos parâmetros exigidos na Portaria nº 888/2021, do Ministério da Saúde. O trabalho é contínuo, inclusive aos finais de semana e feriados. Os resultados desses exames levam até 48 horas para serem concluídos.
“O laboratório central é uma etapa fundamental do controle de qualidade. É ali que confirmamos, com base em análises técnicas, que a água produzida nas estações está própria para o consumo humano”, explica o diretor de Água do Dmae, Lucas Nadler.
Qualidade - Além das análises microbiológicas, o laboratório também é responsável pelos ensaios físico-químicos da água, realizados ao menos duas vezes por semana. Entre os parâmetros avaliados estão cor, odor, pH, turbidez, alcalinidade, residual de cloro, fluoreto, oxigênio dissolvido, sólidos dissolvidos totais, condutividade, matéria orgânica, além de cátions e ânions. Parte desses indicadores é monitorada com ainda mais frequência: diretamente nas ETAs, medições são feitas a cada duas horas para orientar o processo de tratamento em tempo real.
Transparência - Os dados consolidados desse trabalho são publicados mensalmente no site do Dmae. Outras informações podem ser consultadas no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), do Ministério da Saúde.
Andrea Brasil
