Inovação reduz vandalismo e furto de peças de hidrantes do Dmae
Uma solução inovadora, desenvolvida pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), reduziu consideravelmente os casos de vandalismo e furto de peças de hidrantes nos últimos dois anos. Desde 2023, a autarquia atua na substituição de peças de latão por componentes de poliacetal, um tipo de plástico de alta resistência.
No período, também foram implementados dispositivos que dificultam a retirada das partes metálicas dos equipamentos. Duas frentes de trabalho foram adotadas: enquanto uma atua na atualização dos hidrantes, substituindo os equipamentos por unidades com conexões plásticas, outra instala proteções que dificultam o furto de peças.
Atualmente, Porto Alegre possui 1,1 mil hidrantes em operação. Equipes realizam inspeções periódicas para garantir o funcionamento do sistema, encaminhando a manutenção de equipamentos, quando necessário. O processo inclui, ainda, registros - que são mapeados e trocados gradualmente.
Hidrantes - Além de atender ao Corpo de Bombeiros, em caso de incêndios, os equipamentos também são essenciais para o sistema de abastecimento de água. Eles são utilizados como pontos de expurgo durante manutenções, para retirada de água e ar das tubulações, e auxiliam na limpeza da rede em caso de turbidez.
Gilmar Martins
