Guaíba recua e permite reabertura de parte das comportas no Cais Mauá

28/09/2023 17:14
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Portões 1, 2, 4 e 6 foram liberados nesta quinta-feira. Trabalhos serão retomados na sexta para a reabertura do portão 12

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) deu início nesta quinta-feira, 28, à operação de reabertura das comportas do Cais Mauá. Os portões integram o sistema de proteção contra cheias de Porto Alegre e foram fechados em razão da cheia do Guaíba - que, na quarta, atingiu 3,18 metros no Centro Histórico. (fotos)

A reabertura das passagens foi possível após o recuo do lago, que apresentou cota de 2,81 metros na tarde de quinta. Quatro comportas (1, 2, 4 e 6) foram liberadas. Os trabalhos serão retomados na manhã da sexta-feira, 29, para a reabertura do portão 12. Ainda não há previsão de normalização dos setores 3, 11 e 14.

“O vento mudou de direção, o que ajudou no recuo da água. Assim, realizamos a abertura do portão principal do Cais e também do Embarcadero, para que os lojistas possam iniciar o processo de limpeza dos estabelecimentos. Contaremos com a ajuda do efetivo do Corpo de Bombeiros para abrir o portão 12, que dá acesso à área portuária”, afirma o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.

Serviços Urbanos - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) retirou 120 toneladas de resíduos acumulados no período de alagamentos. As equipes atuaram em locais como o trecho 3 da Orla do Guaíba, avenida Padre Cacique, avenida Guaíba, Vila dos Sargentos e Praia do Lami.

A força-tarefa mobilizou 130 garis, 13 caminhões e três retroescavadeiras. Os materiais serão encaminhados para um aterro sanitário. “A limpeza continuará nos próximos dias, em todas as áreas afetadas pelos alagamentos”, ressalta o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.

Recuperação emergencial e auxílio humanitário - O prefeito Sebastião Melo entregou na Câmara Municipal o projeto de Lei que cria o Programa Municipal de Recuperação Emergencial e Auxílio Humanitário. A proposta busca amenizar os danos à população atingida pelas cheias, com cinco medidas emergenciais e investimento inicial de R$ 20 milhões.

Acolhimento - Segundo a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), 188 pessoas estão acolhidas em abrigos na Capital. Destas, 107 estão na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, na Ilha da Pintada; 64 no Ginásio do Demhab, no bairro Santana; nove na EMEF Vereador Antônio Giúdice, no Humaitá; e oito na EEEF Custódio de Mello, na Vila dos Sargentos.

Mobilidade - O trânsito segue alterado na rua Voluntários da Pátria em razão do fechamento das comportas 12 e 14 no Muro da Mauá. Não há opção de acesso à João Moreira Maciel e Castelo Branco no sentido bairro-Centro. O motorista deve seguir pela Voluntários, ou Farrapos, para acessar o Centro Histórico. Quem transita pela João Moreira Maciel, por sua vez, não pode retornar, devendo continuar via Castelo Branco, sentido bairro-Centro.

Saúde - As três Unidades de Saúde localizadas no bairro Arquipélago (Ilha da Pintada, Ilha do Pavão e Ilha dos Marinheiros) permaneceram fechadas nesta quinta-feira. O ônibus Fique Sabendo, que foi estacionado em frente à Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, foi a alternativa de atendimento na região.

Defesa Civil - A Defesa Civil permanece mobilizada na assistência à população residente em áreas de risco. Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193). Os serviços da prefeitura podem ser solicitados por meio do sistema 156 (telefone, site e aplicativo).

Monitoramento - A sala de situação do Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA) acompanha a evolução das demandas relacionadas ao clima em Porto Alegre. Atualizações em tempo real podem ser obtidas no Twitter do Ceic-POA.

 

Aristoteles Junior

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes