ETA São João é religada após isolamento de estação que passa por manutenção
A Estação de Tratamento de Água (ETA) São João foi religada na tarde deste domingo, 20, após o isolamento da unidade que passa por um conserto emergencial. Com isso, o fornecimento de água já está sendo restabelecido, gradualmente, na maior parte da Zona Norte.
A manobra executada pelas equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) reduziu para 18 o número de bairros afetados (confira a lista abaixo). Permanecem desligadas cinco Estações de Bombeamento de Água Tratada (Ebats): a unidade Ouro Preto, onde ocorre a manutenção de uma adutora, e as quatro Ebats que operam de forma interligada a ela: Jaú, Manoel Elias I, Manoel Elias II e Manoel Elias III.
A previsão é de que o serviço seja concluído na madrugada desta segunda-feira, 21. Em razão do longo período de inatividade das estações de bombeamento, as áreas mais altas e/ou distantes da rede deverão ter o abastecimento retomado somente ao longo do feriado de Tiradentes.
Caminhões-pipa - Neste domingo, o Dmae realizou atendimentos por caminhões-pipa no Hospital Cristo Redentor, Loteamento Marista e Vila Nova Brasília. Os estabelecimentos de saúde e casas de longa permanência são as prioridades da operação. A comunidade, contudo, pode solicitar o serviço por meio das subprefeituras.
Bairros afetados pelo conserto emergencial - Alto Petrópolis, Boa Vista, Chácara da Fumaça, Cristo Redentor, Jardim Dona Leopoldina, Jardim Ipú, Jardim Itú-Sabará, Jardim Lindóia, Jardim São Pedro, Mário Quintana, Morro Santana, Passo d'Areia, Protásio Alves, Rubem Berta, São Sebastião, Vila Floresta, Vila Ipiranga e Vila Safira.
Retorno da água - Após paradas mais longas, a água pode apresentar coloração e gosto alterados devido ao arraste de micropartículas não prejudiciais à saúde, que podem estar nas paredes internas da tubulação. Se o aspecto da água demorar a normalizar, o cliente pode solicitar lavagem da rede ou do ramal domiciliar ligando para o fone 156, opção 2.
Lissandra Mendonça