ETA Moinhos de Vento passa a contar com dupla alimentação de energia elétrica
A implantação do novo sistema de dupla alimentação de energia elétrica da Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Vento foi concluída na manhã desta sexta-feira, 4. Com isso, a unidade passou a contar com duas fontes distintas de fornecimento de energia, reforçando a segurança operacional do sistema de abastecimento, especialmente durante eventos climáticos extremos.
Para a execução da última etapa das intervenções, a ETA Moinhos de Vento permaneceu desligada entre 8h30 e 10h30. O abastecimento aos clientes impactados pelo serviço está sendo retomado gradualmente, com previsão de normalização no decorrer da tarde.
A implantação da dupla alimentação de energia também será concluída nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) Menino Deus e São João, nos dias 9 e 15 de setembro, respectivamente. Para a realização dos serviços, as unidades terão o funcionamento temporariamente interrompido nestas datas.
Dupla alimentação - Com investimento de R$ 18 milhões, a obra garante que as 37 principais estações dos sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem urbana recebam energia elétrica por duas fontes distintas, sendo uma delas dedicada exclusivamente ao Dmae.
A nova rede conta com mais de 44 quilômetros de extensão e 68 religadores telecomandados, que poderão ser operados remotamente pela CEEE Equatorial, reduzindo o tempo de resposta em caso de ocorrências. A previsão é de conclusão da obra em novembro.
Bairros abastecidos, total ou parcialmente, pelo Sistema Moinhos de Vento – Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Jardim Botânico, Menino Deus, Moinhos de Vento, Mont’Serrat, Partenon, Petrópolis, Praia de Belas, Rio Branco, Santa Cecília, Santana, São João e Três Figueiras.
Andrea Brasil

