Engenheiros do Dmae vão à China acompanhar testes de performance em bombas destinadas à Ponta do Arado
Três conjuntos de motor bomba, previstos na execução da Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab) Ponta do Arado, terão suas performances avaliadas em testes na cidade de Foshan, no estado Guangdong, na China. O consórcio contratado para execução da Ebab está produzindo o material no exterior e os testes hidrostáticos e de performance nas bombas centrífugas são necessários para atestar o cumprimento dos requisitos dos equipamentos e exigências previstas no edital de licitação. Trata-se de bombas de grande porte e alto custo na implementação e que ainda irão impactar significativamente o gasto energético do Departamento após o início da operação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado.
Dois engenheiros do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) embarcam para a China neste domingo, 18, e acompanham os testes previstos para ocorrer entre 23 e 25, podendo estender-se até 27 de maio. Segundo um dos engenheiros a realizar a visita técnica, Daniel Oliveira Lima, o acompanhamento dos testes é fundamental para atestar os requisitos dos equipamentos e ainda conhecer as instalações de fabricação, montagem e testes dos grupos motor bomba, o que permitirá uma formação e posterior socialização de conhecimento para as equipes que utilizarão os equipamentos em Porto Alegre. A visita técnica é totalmente custeada pelo consórcio contratado, como parte dos requisitos de fornecimento do material licitado.
Ponta do Arado – Das sete obras previstas para o SAA Ponta do Arado, quatro estão finalizadas: adutoras de captação, adutora de água tratada Restinga, subestação de energia elétrica e linha de transmissão exclusiva. Outras duas estão em andamento: a Ebab Ponta do Arado está com 56% do cronograma de obra realizado, com previsão de finalização em setembro de 2025. Já o contrato de execução das fundações da ETA Ponta do Arado foi concluído em 2024, somando 25% da obra total da ETA.
Por outro lado, a adutora de água bruta, última das sete obras da primeira fase, tem licitação prevista para ocorrer em 2025. Ela terá extensão de 1,6 mil metros e fará a ligação entre a Ebab e a ETA, que integrarão o sistema Ponta do Arado.
Investimento - O SAA Ponta do Arado beneficiará cerca de 300 mil moradores de 19 bairros, com investimento de R$ 270 milhões. A previsão para início da operação do sistema é 2027.
Andrea Brasil