Educação ambiental do Dmae recebeu quase 1,5 mil crianças no 1º semestre

25/07/2022 13:53
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Crianças conhecem tratamento de água na ETA Moinhos de Vento

Considerado o melhor multiplicador dos conceitos de uso racional da água e da preservação do meio ambiente, o público infantil está no foco do programa de Educação Ambiental do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Com o retorno das atividades presenciais, as visitas orientadas para escolas de ensino fundamental voltaram à programação usual da Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Vento. Entre março e junho deste ano, 1.458 crianças estiveram no local. 

“Acreditamos muito nesse programa, especialmente com as crianças, na busca para uma mudança de cultura quanto à educação ambiental”, salienta o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia.

“As crianças têm curiosidade e interesse naturais pelo ciclo e etapas do tratamento da água captada no Guaíba. Além de acompanhar as explicações dadas durante o passeio pelas instalações da ETA, elas participam das atividades pensadas para despertar a percepção ambiental e motivar o compartilhamento das informações recebidas com a família e amigos. Quanto mais cedo a percepção ambiental for ativada, mais desenvolvida será a consciência ambiental de cada um”, diz o coordenador da Educação Ambiental do Dmae, Gustavo Falcão.

Histórico - O formato atual da equipe de educação ambiental do departamento foi estabelecido em 2010, com acompanhamento dos dados da área pelo Sistema de Gestão do Dmae. Um dos primeiros núcleos voltados à conscientização ambiental em empresas de saneamento surgiu oficialmente em maio de 2005 e passou por algumas reformulações ao longo dos anos. Com a necessidade crescente de sensibilizar a população para o valor da água, as atividades vêm crescendo nos últimos anos e, atualmente, a equipe está retomando as ações de conscientização, focadas no saneamento de Porto Alegre, e voltadas, principalmente, a escolas, desde a educação infantil até o ensino superior. Nos últimos 12 anos, a Educação Ambiental já sensibilizou quase 232 mil pessoas, a maioria crianças. As atividades com a equipe podem ser agendadas pelo telefone 3289-9727 ou e-mail educa.ambiental@dmae.prefpoa.com.br .

 

A gente vive, a gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

Andréa Menezes

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes