Dmae transfere serviços no bairro Rubem Berta para quinta-feira

15/12/2020 08:26
Arte Endrigo Valadão/DMAE PMPA
DMAE
Nesta terça, serão realizados trabalhos nos bairros Sarandi e Vila Ipiranga

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) transferiu para quinta-feira, 17, dois serviços programados no bairro Rubem Berta, na Zona Norte. A desativação de rede na avenida João Ferreira Jardim, 4660, esquina com Baltazar de Oliveira Garcia, poderá causar falta de água nas ruas João Ferreira Jardim e Alberto Rangel, bem como na avenida Baltazar, trecho entre a João Ferreira Jardim e a rua Antônio Francisco Lisboa, a partir das 9h de quinta-feira. A previsão para essa parte do bairro Rubem Berta é normalizar o abastecimento à noite, podendo demorar mais nas partes altas. Na rua Carolina Von Koseritz, 100, será desativada a rede antiga em fibrocimento. O desabastecimento poderá atingir parte do bairro Rubem Berta, na quinta-feira, das 9h em diante, com previsão de normalizar durante a noite.

Nesta terça-feira, 15, no bairro Sarandi, Zona  Norte, estão mantidas a interligação de rede para abastecer um condomínio e a desativação da rede antiga na rua Waldemar Pinheiro Cantergi. O fornecimento de água será interrompido para uma parte do Sarandi e as ruas adjacentes, a partir das 9h, com previsão de normalizar durante a noite. Se chover, o serviço poderá ser transferido para outra data. 

E na noite desta terça-feira, também na Zona Norte, as estações de bombeamento de água Ipiranga 1 e 2 (Praça Paulo Bozano, 50) serão desligadas às 22h para troca de um registro em uma das estações. O serviço deverá continuar pela madrugada. A previsão é normalizar o abastecimento ao longo da quarta-feira, 16, nos bairros Chácara das Pedras (parte baixa), Cristo Redentor (parte), Jardim Itu e Jardim Sabará (parte alta), Três Figueiras (parte baixa), Vila Jardim e Vila Ipiranga, podendo demorar mais nas partes altas da região. Por ser em local fechado, o serviço se realiza mesmo que chova.   

Normalização do abastecimento -  Após a conclusão dos serviços, a água não volta de imediato à rede pública de abastecimento e aos imóveis, diferentemente da energia elétrica, que é quase instantânea. Isso porque a distribuição só reinicia depois que os reservatórios das Estações de Bombeamento (Ebats) estiverem com nível suficiente para iniciar o bombeamento, caso contrário os motores queimam. Como regra, a água que chega à rede vai sendo consumida primeiro nas áreas próximas às estações, podendo demorar mais para chegar até as partes altas e as pontas da rede distribuidora. O forte calor faz aumentar o consumo de água, atrasando ainda mais a normalização nesses locais.

Aspecto da água -  Após o serviço, a água poderá retornar turva ou não transparente, devido ao arraste de micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde, que eventualmente, pela pressão, se soltam das paredes internas da canalização. Para solicitar lavagem da rede ou do ramal predial, ligue 156, opção 2.

Informações do Dmae:
Telefone 156 opção 2
centraldmae.procempa.com.br/chat
twitter.com/DMAEPOA
dmae@dmae.prefpoa.com.br

 

Ieda Pezzi

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes