Dmae trabalha em três pontos de dragagem na Zona Norte

11/11/2022 11:32
Luciano Lanes/ PMPA
DMAE
Já foram dragados mais de 81,5 mil metros cúbicos de resíduos e retirados mais de 2 mil pneus

O Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) atua em três frentes de trabalho para a dragagem de arroios e valas na Zona Norte: o canal da Estação de Bombeamento de Ãguas Pluviais (Ebap) 5, junto à Arena, trecho do Arroio Areia entre a ponte da Fecomércio e a foz do arroio, no entroncamento entre as BRs 290 e 116.

Iniciado em janeiro deste ano, o desassoreamento de diversos pontos da Zona Norte já está dando resultado. “Nas últimas chuvas, observamos um melhor escoamento da água, evitando que pontos críticos fossem alagados na regiãoâ€, afirma o diretor-geral do Departamento, Alexandre Garcia.

De janeiro até agora foram dragados 81,537 mil metros cúbicos de resíduos e retirados mais de 2 mil pneus. No trecho do Arroio Passo das Pedras, entre a rua Bento Rosa e a avenida dos Gaúchos, os pneus foram utilizados pela comunidade para fazer os canteiros de flores e playground da Praça Caraí.

Além dos arroios, canais e valas de drenagem, o Departamento fez a manutenção de três bacias de amortecimento, duas no Porto Seco e uma no Ecoville.

O departamento prevê até o final de 2022 a conclusão do Arroio Passo das Pedras, onde deverá ser feita a compensação vegetal, conclusão do Arroio Areia e da Vala do Parque Chico Mendes.

“A quantidade de lixo que encontramos é gigantesca, sofás, carrinhos de supermercado, bicicletas e uma verdadeira pandemia de sacolas e garrafas pet que não foram parar nesses locais sozinhos. Pedimos o auxílio da população quanto ao descarte correto de lixo, para que consigamos evitar alagamentos durante as chuvasâ€, pede Garcia.

Roberta Brum

Andrea Brasil