Dmae setoriza redes de água e faz outros serviços na Zona Sul

13/09/2021 08:50

  Desta segunda-feira, 13, até sexta, 17, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) fará novos trabalhos da setorização de redes de água do Subsistema Cascatinha-Catumbi, mais uma etapa nas obras de duplicação da avenida Tronco, e algumas manutenções. A programação da semana poderá ser alterada por mau tempo ou por motivos técnicos. Acompanhe as atualizações pelo twitter.com/dmaepoa.

Setorização do Subsistema Cascatinha-Catumbi – Setorizar a rede de água é dividir a rede distribuidora em distritos menores (Distritos de Medição e Controle), cada qual com um macromedidor individual. Isso possibilita medir a quantidade de água distribuída para determinada região, reduzir a área desabastecida durante os serviços programados e emergenciais do Dmae e regular a pressão da água, corrigindo situações de baixa pressão ou intermitência. O Subsistema Cascatinha-Catumbi é formado pela Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Cascatinha e pelo Reservatório Catumbi e atende os bairros Campo Novo, Cavalhada, Cristal, Medianeira, Nonoai e Vila Nova. Os trabalhos começaram em março e se encaminham para a conclusão em outubro, executados pela empresa contratada Enops. O Dmae está investindo R$ 7,27 milhões em recursos próprios.

Confira a agenda de serviços programados:

tabela

Segunda-feira, 13:
- A partir das 9h, na rua Dona Gabriela, 51 –
A manutenção de registros na Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Santa Tereza 1 interrompe o abastecimento de água para os bairros Cristal (parte), Medianeira (parte), Menino Deus (parte) e Santa Tereza (parte). O retorno está previsto durante a noite, podendo demorar mais nas partes altas da região.

- A partir das 9h, na avenida Vicente Monteggia x rua Rodrigues da Fonseca e na Estrada Cristiano Kraemer x avenida Belém Velho (setorização Cascatinha-Catumbi) – Poderá faltar água em parte dos bairros Campo Novo e Vila Nova, no entorno dessas vias, com previsão de normalizar na madrugada de terça, 14, ou depois desse prazo nas partes altas da região. Caso chova, o serviço será transferido para quinta-feira, 16.

- A partir das 14h, na Estrada Cristiano Kraemer, 565 (setorização Cascatinha-Catumbi) – Haverá teste de estanqueidade de um distrito de medição e controle. Poderá faltar água em parte da Vila Nova,
no entorno da Cristiano Kraemer, normalizando à noite.

Terça-feira, 14:
- A partir das 9h, na avenida Icaraí x Capivari e na Icaraí x Chui – No escopo da desativação das antigas redes de água da Capital (em ferro e fibrocimento), serão interligadas as novas redes em Pead (polietileno de alta densidade). Poderá faltar água em parte do bairro Cristal, no entorno dessas vias, com retorno previsto à noite.

- A partir das 9h, na rua Dona Cristina x Orfanotrófio, Dona Cristina x Octávio de Souza, Gregório da Fonseca x São Sebastião, e São Sebastião x Beco Dois (setorização Cascatinha-Catumbi) – A instalação de distritos de medição, mais as interligações e desativações de redes poderão desabastecer parte dos bairros Cristal (no entorno dessas vias), Nonoai e Teresópolis. A normalização deve ocorrer na madrugada de quarta, 15, podendo demorar mais nas partes altas da região.

- A partir das 14h, na avenida Romeu Samarani x Estrada Cristiano Kraemer (setorização Cascatinha-Catumbi) - Haverá teste de estanqueidade de um distrito de medição e controle. Poderá faltar água em parte dos bairros Campo Novo e Vila Nova (no entorno dessas vias), normalizando à noite.

Quarta-feira, 15:
- A partir das 9h, na rua Dona Malvina x avenida Cruzeiro do Sul (obra da avenida Tronco) – Poderá faltar água
no lado ímpar da avenida Cruzeiro do Sul, trecho entre as ruas Dona Malvina e Divisa (parte do Santa Tereza) devido à desativação de redes de água. O retorno está previsto durante a noite de quarta.

- A partir das 14h, na avenida Vicente Monteggia, 1318 x rua Amapá (setorização Cascatinha-Catumbi) - Haverá teste de estanqueidade de um distrito de medição e controle. Poderá faltar água em parte da Vila Nova, no entorno dessas vias, normalizando à noite.

Quinta-feira, 16:
- A partir das 14h, na Estrada João Passuelo x Vicente Monteggia (setorização Cascatinha-Catumbi) -
Haverá teste de estanqueidade de um distrito de medição e controle. Poderá faltar água em outra parte da Vila Nova, no entorno dessas vias, normalizando à noite.

Sexta-feira, 17:
- A partir das 14h, na rua Ida Passuelo x Vicente Monteggia (setorização Cascatinha-Catumbi) - Haverá teste de estanqueidade de um distrito de medição e controle. Poderá faltar água nas ruas Ida Passuelo e Ângelo Passuelo, na Vila Nova, normalizando à noite.

Normalização e aspecto da água - Após a conclusão dos serviços, a água não retorna de imediato, diferentemente da energia elétrica, que é quase instantânea. Leva um tempo até os reservatórios das estações acumularem nível suficiente para então retomarem o bombeamento para a rede pública. O abastecimento pode demorar mais a normalizar nas partes elevadas e nas pontas da rede distribuidora. Além disso, a pressão da água, ao retornar, poderá desprender micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde que eventualmente estejam nas paredes internas da canalização, alterando a transparência do líquido. Se isso ocorrer, solicite lavagem da rede ou do ramal predial pelo telefone156, opção 2.

Informações do Dmae:
telefone 156 opção 2
site: www.dmae.rs.gov.br
aplicativo 156+POA
e-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br
chat: centraldmae.procempa.com.br/chat
whats: 51 99332-8170

 

 

Ieda Pezzi

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes