Dmae retoma operação da estação de bombeamento Moinhos de Vento 

15/05/2024 14:03

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) conseguiu retomar a operação da Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab) Moinhos de Vento, nesta quarta-feira, 15. O bombeamento estava fora de operação desde o sábado, 4.

A estação, que fica na avenida Voluntários da Pátria 2.100, é responsável por captar a água do Lago Guaíba e bombear até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Vento, localizada na rua 24 de Outubro, 200. Cerca de 150 mil pessoas são abastecidos por esse sistema.

“Nossas equipes trabalharam 24 horas para retomar esse bombeamento. A estação Moinhos é responsável pelo abastecimento de sete hospitais. Contamos com a ajuda de profissionais da Sabesp, Copasa, Corsan, Sanepar e Casan para a retomada do serviço. Uma operação muito difícil, que exigiu esforço máximo dos servidores do Dmae e parceiros”, explica o diretor-geral, Maurício Loss. 

A estação vai iniciar o tratamento com uma vazão de 800 litros por segundo, em razão da turbidez da água. Por isso, é possível que em alguns locais o abastecimento retorne na quinta-feira, 16.

Bairros que são abastecidos pelo Sistema Moinhos de Vento: Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Jardim Botânico, Menino Deus, Moinhos de Vento, Mont’Serrat, Partenon, Petrópolis, Praia de Belas, Rio Branco, Santa Cecília, Santana, São João e Três Figueiras.

Roberta Brum

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes