Dmae retoma dragagem no Arroio Dil√ļvio

14/12/2023 11:34
Luciano Lanes/ PMPA
DMAE
Nos trechos da Ipiranga j√° foram retirados 145 mil metros c√ļbicos de res√≠duos

O Departamento Municipal de √Āgua e Esgotos (Dmae) retomou¬†nesta¬†quarta-feira, 13, o servi√ßo de dragagem e desassoreamento do Arroio Dil√ļvio. O trabalho foi interrompido por cerca de 90 dias devido a¬†cheia do Gua√≠ba. No momento, as a√ß√Ķes se concentram na foz do Dil√ļvio, localizada entre as avenidas Ipiranga e Edvaldo Pereira Paiva.

‚ÄúCome√ßamos a execu√ß√£o dos servi√ßos em 31 de mar√ßo deste ano¬†na foz junto ao Gua√≠ba e interrompemos somente devido as cheias. Agora¬†que o lago retornou ao seu leito normal, pretendemos concluir at√© mar√ßo de 2024 se as condi√ß√Ķes do clima permitirem'',¬†afirma o diretor-geral do Dmae, Maur√≠cio Loss.

Nos trechos ao longo da Ipiranga, j√° somam 145 mil metros c√ļbicos de terra, lodo e lixo removidos¬†para permitir o melhor escoamento das √°guas e evitar alagamentos futuros. A estimativa, segundo o Dmae, √© remover em torno de 300 mil metros c√ļbicos.¬†Na foz, onde n√£o ocorria dragagem h√° cerca de dez anos, est√£o sendo utilizadas duas escavadeiras hidr√°ulicas e uma draga.

Execu√ß√£o - Na extens√£o do arroio, na Ipiranga, os res√≠duos s√£o dragados pela margem. J√° na foz, √© montado um caminho para que as m√°quinas consigam chegar ao ponto que o Dil√ļvio faz divisa com o Gua√≠ba. O material forma montanhas e fica depositado at√© secar - normalmente 15 dias -¬†e, posteriormente, √© transportado para uma √°rea licenciada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), no bairro Lami.

Tr√™s contratos de dragagem est√£o em andamento, al√©m do Dil√ļvio, arroios e bacias nas regi√Ķes Norte e Sul recebem o servi√ßo. Desde janeiro de 2022 j√° foram removidos cerca de 5 mil pneus das √°guas - 1.180 pneus somente no Arroio Dil√ļvio - , que s√£o destinados para a reciclagem. Partes de geladeira, prancha de surf, televis√£o e sof√°s tamb√©m est√£o entre os materiais encontrados.

Mauro Lewa Moraes

Lissandra Mendonça