Dmae retira dois caminhões de resíduos descartados irregularmente no arroio Mem de Sá
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) retirou na manhã desta quarta-feira, 10, dois caminhões repletos de resíduos descartados irregularmente no arroio Mem de Sá, na Zona Leste. O volume, equivalente a 24 metros cúbicos de lixo, estava acumulado junto ao paliteiro da rua Santa Isabel - causando o extravasamento do curso d'água durante a última tempestade.
"A estrutura já havia passado por limpeza e manutenção na segunda-feira, 8, quando a Defesa Civil Municipal emitiu o alerta meteorológico. A colaboração da população é fundamental para minimizar a frequência do extravasamento do arroio, em especial entre os bairros Bom Jesus e Jardim do Salso", afirma o diretor de Proteção Contra Cheias e Drenagem Urbana do Dmae, Alex Zanoteli.
O arroio Mem de Sá tem 1,2 quilômetro de extensão. O curso d’água corta o bairro Bom Jesus e deságua no arroio Dilúvio, no bairro Partenon. Há três anos, o paliteiro que serve como estrutura de contenção de resíduos de grande porte foi reconstruído pelo Dmae. A estrutura tem mais de 3 metros de altura e é limpa, em média, a cada 20 dias em razão do acúmulo de resíduos.
Serviço - Conforme o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), há focos crônicos de descarte irregular de lixo no entorno do arroio. Além da coleta regular de resíduos, as Unidades de Destino Certo (UDCs), popularmente conhecidas como Ecopontos, recebem a população para o descarte de materiais volumosos. Para quem tem dificuldade de deslocamento, ainda há a opção de contratar o serviço de coleta especial, com o orçamento sendo solicitado por meio do sistema 156.
Bianca Dilly
