Dmae reforça operação das casas de bombas nesta sexta-feira

09/05/2025 14:15
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Plano de atuação inclui a mobilização de mais operadores e equipes de manutenção eletromecânica

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) reforçou a operação das Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps) nesta sexta-feira, 9, em razão da previsão de chuva intensa em Porto Alegre. O plano de atuação, elaborado pela nova diretoria de Proteção Contra Cheias e Drenagem Urbana, inclui a mobilização de mais operadores e equipes de manutenção eletromecânica.

"Até o início da tarde, não registramos nenhuma ocorrência nas nossas estações. Todas as 23 casas de bombas operaram como o planejado. Com isso, a área atendida por estas unidades não registrou acúmulo de água - fato que demonstra a melhora constante deste sistema", afirma o diretor-executivo do Dmae, Vicente Perrone.

Não houve falta de energia elétrica nas Ebaps. Apesar disso, o Dmae mantém, em regime de plantão, a mobilização das equipes especializadas em geradores - instalados em 18 casas de bombas. Toda a operação é acompanhada, de forma remota, pelo Centro de Controle Operacional (CCO) do Departamento, por meio do sistema de sensores de telemetria instalado nos poços das estações.

Extremo Sul - No Extremo Sul, onde não há casas de bombas e o sistema de drenagem funciona por meio da gravidade, foram registrados pontos de acúmulo de água nas áreas mais atingidas pela chuva - que, segundo a Defesa Civil Municipal, chegou a 80 milímetros no bairro Lami. O volume é equivalente a 75% da média mensal na Capital. O Dmae fará a revisão da rede em todos os locais que tiveram dificuldade no escoamento da água.

Aristoteles Junior

Bianca Dilly