Dmae reconstrói talude do Arroio Dilúvio

22/06/2023 09:02

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) inicia nesta quinta-feira, 22, a reconstrução do talude do Arroio Dilúvio, que cedeu durante o temporal da semana passada. Além da água, a estrutura estava comprometida em razão das raízes de árvores que estão plantadas no local.

A primeira etapa da obra, sentido Centro-bairro, tem duração prevista de dois meses e será necessário interromper a faixa da esquerda da avenida Ipiranga, no horário das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. Nesta fase, serão reconstruídos cerca de 50 metros do talude, nas proximidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs).

A segunda etapa será sentido bairro-Centro, onde aproximadamente 20 metros serão reconstruídos. A terceira e última fase será a reconstrução do ressalto hidráulico (mureta dentro do Arroio Dilúvio), responsável por diminuir a velocidade da água.

“O departamento está empenhado em reconstruir o local o mais breve possível, porém, enfrentaremos um período de diversas mudanças climáticas, podendo interferir nos prazos de execução. Estamos estimando que a reconstrução leve em torno de seis meses”, afirma o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.

Trânsito - Em relação ao trânsito haverá isolamento da faixa da esquerda, no sentido Centro-bairro da Ipiranga entre a Ponte Irmão Afonso até a Cristiano Fischer. Os ciclistas que trafegam no trecho têm a opção de fazer a travessia semaforizada localizada em frente ao portão para seguir pela calçada compartilhada com pedestres até a esquina da rua Professor Cristiano Fischer, para retornar ao traçado original da ciclovia.

Os agentes de fiscalização e a Central de Videomonitoramento e Controle da Mobilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vão monitorar o local, orientar os motoristas e, se necessário, realizar ajustes para minimizar os impactos no trânsito. As informações serão atualizadas, em tempo real, pelo Twitter @EPTC_POA.

  

 

  

 

Roberta Brum e Aline Rimolo

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes