Dmae recebe missão do Banco Mundial

25/08/2022 15:11
Andréa Menezes/DMAE PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Técnicos observam ponto de extravasamento da bacia de amortecimento de águas pluviais na Praça Júlio Andreatta

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realizou visita técnica nesta quarta-feira, 24, com membros da terceira missão do Banco Mundial em Porto Alegre. O grupo percorreu os locais das obras propostas pelo Departamento para corrigir o déficit estrutural em drenagem urbana e esgotamento sanitário no Centro Histórico e parte do 4º Distrito. O conhecimento territorial das áreas que podem ser contempladas com financiamento do banco é parte da avaliação dos riscos sociais e ambientais dos projetos.

“Há um cenário favorável para captação de recursos internacionais para financiamento de infraestrutura junto a instituições como o Banco Mundial. Ações alinhadas aos ODS – Objetivos de de Desenvolvimento Sustentável – da Organização das Nações Unidas (ONU) têm prioridade, e o projeto desta gestão municipal para a cidade é revitalizar  as áreas do 4º Distrito e o chamado Centro estendido, que abrange um pouco mais do que o Centro Histórico”, disse o diretor-geral adjunto do Dmae, Darcy Nunes dos Santos, que acompanhou a missão.

A apresentação do Dmae ao Banco Mundial iniciou-se na terça-feira, 23, quando consultores e técnicos do banco foram à sede do Departamento no Moinhos de Vento. Na ocasião, as estruturas técnicas, administrativas e financeiras da autarquia foram expostas, comprovando a capacidade do Dmae para conduzir e gerir os projetos, além da descrição técnica das obras necessárias para qualificar o manejo das águas pluviais e o saneamento da cidade.

Na sequência da avaliação técnico-administrativa, foram visitados na quarta-feira, 24, sete locais de interesse para realização das obras: a Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) Casa de Bombas (CB) 3; a área da possível ampliação da EBAP CB 3 na Voluntários da Pátria; a bacia de amortecimento de águas pluviais Praça Júlio Andreatta; a Ebap (CB) 16, onde se cogita a instalação de uma caixa de coleta de esgoto em tempo seco e respectivo bombeamento; a foz do canal da rua da República, nas margens do Guaíba próximo à rótula das Cuias, onde se represam águas escuras. Para visualizar o Guaíba e o trajeto das águas, a finalização da visita foi realizada no Mirante, junto à Estação de Bombeamento de Esgoto cloacal Cristal.

Os projetos que podem ser contemplados com recursos de financiamento do Banco Mundial buscam melhorar a macrodrenagem de parte do 4º Distrito, ampliando a Ebap 3, responsável pelo escoamento da água das chuvas dessa região; regularizar ligações de esgoto dessa mesma área e também de parte do Centro Histórico; e por último,  minimizar a contribuição de esgoto bruto no sistema pluvial no Guaíba próximo à rótula das cuias, contribuindo também com a revitalização do trecho dois da Orla. Os dados finais e complementares dos projetos serão enviados ao Banco Mundial até o final desta semana.

Além das equipes do Dmae e do Banco Mundial, a visita foi acompanhada por técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Smpae) e da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi).

Andréa Menezes

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes