Dmae realiza visita orientada para alunos de comunidade do Extremo-Sul

19/10/2022 15:01
Andréa Menezes / DMAE / / PMPA
ÃGUA E ESGOTO
Estudantes de Belém Novo conheceram o tratamento de água na Estação Moinhos de Vento

Na terça-feira, 18, trinta alunos do Colégio Estadual Dr. Glicério Alves, de Belém Novo, visitaram a Estação de Tratamento de Ãgua (ETA) Moinhos de Vento, onde acompanharam as etapas e conheceram os processos realizados pelo Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) no tratamento da água em Porto Alegre. Os alunos do 1º ano do ensino médio foram recebidos e orientados pela equipe de Educação Ambiental do Dmae, em atividade que inclui uma palestra técnica da área e faz parte do trabalho técnico-social desenvolvido para a comunidade do entorno das obras do novo Sistema de Abastecimento de Ãgua (SAA) Ponta do Arado, no Extremo-Sul da Capital.

Neste mês de outubro, o Dmae intensificou o trabalho social nas comunidades impactadas pelas obras da Ponta do Arado com ações voltadas a públicos de todas as idades. Com o início de novas obras do SAA e a chegada da empresa STE - Serviços Técnicos de Engenharia - para a execução das atividades técnico-sociais, estão agendadas várias reuniões, plantões sociais, oficinas, palestras técnicas e visitas orientadas, sob coordenação do Dmae.

Trabalho Técnico-Social - Realiza ações voltadas às comunidades dos 16 bairros da área que será abastecida pelo novo SAA Ponta do Arado, no Extremo-Sul e Zona Leste de Porto Alegre. Desde o início do ano até o momento, atendeu 774 famílias, totalizando 2.322 pessoas, em atividades envolvendo visitas comunitárias e domiciliares, reuniões de lideranças, visitas técnicas e plantões sociais. As atividades objetivam informar e orientar a população sobre as obras e ainda sobre a importância do saneamento e da conscientização ambiental para o futuro da cidade.

Sistema Ponta do Arado - O atual SAA Belém Novo, que abastece mais de 240 mil moradores do Sul, Extremo-Sul e Lomba do Pinheiro, está no limite de sua capacidade. Para aumentar a produção de água e sanar o déficit causado pelo aumento populacional na região nos últimos anos, o Dmae projetou o novo SAA Ponta do Arado, que está em execução. O financiamento para o SAA Ponta do Arado foi contratado pela prefeitura e o Dmae em 2019, com investimento estimado de R$ 250 milhões. A previsão é que todo o sistema esteja em funcionamento em 2025.

A primeira das sete obras, a adutora subaquática de captação de água bruta está concluída, e as obras da nova Estação de Tratamento de Ãgua (ETA), Estação de Bombeamento de Ãgua Bruta (Ebab) e adutora de água tratada Restinga estão em execução. Os recursos são do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), por meio de financiamento com a CEF.

 

Andréa Menezes

Gilmar Martins