Dmae realiza obras para aumentar vazão das águas pluviais na Zona Norte

20/03/2024 11:18

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) está concluindo o conjunto de obras de interligação da galeria entre a Estação de Bombeamento de Águas Pluviais 8 (Ebap) Vila Farrapos, na rua Jaime Tolpolar, com a Ebap 5, na Voluntários da Pátria. Esta intervenção irá minimizar os alagamentos causados pelas chuvas nos pontos mais baixos do bairro Humaitá, na Zona Norte.

Conforme o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss, trata-se de uma obra importante, que há anos a comunidade está aguardando, e evitará maiores transtornos na região quando chove muito forte, uma vez que haverá maior vazão das águas pluviais. “Estamos dando um significativo passo na busca por uma solução mais definitiva para estas comunidades dos bairros Humaitá, Navegantes e Vila Farrapos, que sofrem demais durante os temporais na cidade”, explicou.

Esta interligação, que foi executada em fevereiro, teve um pequeno atraso devido ao elevado nível do lençol freático em decorrência das condições climáticas adversas, no segundo semestre de 2023. “Agora dará maior vazão às águas pluviais entre as duas estações de bombeamento, diminuindo os alagamentos”, ressaltou o diretor.

O investimento na obra é de R$ 600 mil, em recursos próprios do Dmae. A previsão é que as obras complementares estejam concluídas até o mês de maio. Elas incluem a desativação da rede velha e a execução da rede pluvial auxiliar na avenida Voluntários da Pátria com a rua Adelino Machado, com a recuperação da pavimentação e da drenagem deste trecho.

Estação de Bombeamento de Águas Pluviais - As Casas de Bombas somam um total de 86 bombas capazes de movimentar 170 mil litros por segundo. Este sistema possibilita que a água da chuva vinda de redes de esgotos e canais seja drenada para o Lago Guaíba. Todo esse complexo evita o retorno das águas para as redes e, consequentemente, o transbordamento de canais, bocas de lobo e poços de visita espalhados pelas vias e passeios da cidade.

Mauro Lewa Moraes

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes