Dmae programa sequência da setorização do Subsistema Cascatinha-Catumbi

04/09/2021 09:07
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Intervenções pretendem diminuir a área de desabastecimento durante os serviços programados e emergenciais

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) programou a sequência dos trabalhos de setorização das redes de água do Subsistema Cascatinha-Catumbi, de segunda-feira, 6, até quinta, 9. A agenda poderá ser reprogramada em função de mau tempo ou de motivos técnicos. Acompanhe as atualizações pelo twitter.com/dmaepoa.

Prosseguem os serviços para as melhorias nas redes de água nos bairros Campo Novo, Cavalhada, Cristal, Medianeira, Nonoai e Vila Nova. É a setorização da área atendida pela Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Cascatinha e pelo Reservatório Catumbi (subsistema Cascatinha-Catumbi). Além de medir o quanto de água é distribuída para a região, as intervenções pretendem diminuir a área de desabastecimento durante os serviços programados e emergenciais, regulando a pressão da água que é fornecida aos 91 mil moradores, resolvendo problemas de baixa pressão ou intermitência.

Do total de serviços previstos até outubro, com execução pela empresa contratada Enops, mais de 80% foram concluídos. O investimento é de R$ 7,27 milhões em recursos próprios do Dmae.

Confira a agenda de serviços programados:

Dmae

 

Segunda-feira, 6:
- A partir das 14h, haverá teste de estanqueidade - para verificar se a rede está estancando a água - na rua Vicente Monteggia, 1318. O abastecimento será interrompido em parte da Vila Nova, nas proximidades da rua Amapá. A previsão é normalizar durante a noite de segunda-feira.

Quarta-feira, 8:
- A partir das 11h, o abastecimento será interrompido em parte dos bairros Nonoai, Cristal e Santa Tereza para instalação de macromedidores de vazão e interligação de redes. As ações ocorrerão na rua Gregório da Fonseca com avenida São Sebastião; na São Sebastião com a rua Octávio de Souza; a na rua Dona Cristina com a Orfanotrófio. O desabastecimento deve ocorrer nas regiões mais próximas dos serviços. A previsão de normalização é na madrugada de quinta-feira, ou depois nas partes mais altas e pontas da rede de distribuição.

- e às 14h, haverá teste de estanqueidade afetando o abastecimento em parte do bairro Glória, nas proximidades da rua Professor Carvalho de Freitas e avenida Teresópolis. A normalização está prevista para a noite de quarta.

Quinta-feira, 9:

- Às 11h de quinta-feira, haverá desabastecimento em outra parte do bairro Cristal para entroncamento de rede entre as ruas Arapeí e Ursa Maior (desabastecimento na região destas vias). A normalização do abastecimento é previsto para a madrugada de sexta-feira, podendo demorar mais nas pontas da rede.
- a partir das 14h, haverá fecho de água para parte dos bairros Nonoai e Vila Nova para teste de estanqueidade na avenida Vicente Monteggia, 176. O abastecimento deve normalizar ainda na noite de sexta.

Normalização e aspecto da água - Após a conclusão dos serviços, a água não retorna de imediato, diferentemente da energia elétrica, que é quase instantânea. Leva um tempo até os reservatórios das estações acumularem nível suficiente para então retomarem o bombeamento para a rede pública. O abastecimento pode demorar mais a normalizar nas partes elevadas e nas pontas da rede distribuidora. Além disso, a pressão da água, ao retornar, poderá desprender micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde que eventualmente estejam nas paredes internas da canalização, alterando a transparência do líquido. Se isso ocorrer, solicite lavagem da rede ou do ramal predial pelo telefone156, opção 2.

Informações do Dmae:
telefone 156 opção 2
site: www.dmae.rs.gov.br
aplicativo 156+POA
e-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br
chat: centraldmae.procempa.com.br/chat
whats: 51 99332-8170

 

Ieda Pezzi e Rafaela Redin

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes