Dmae orienta consumidores sobre práticas de limpeza de caixas d’água

11/03/2025 16:08

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) monitora a qualidade da água fornecida em Porto Alegre em todas as etapas do processo de captação, tratamento e distribuição. Entretanto, para manter o padrão de qualidade entregue até o hidrômetro, as caixas d’água domésticas devem ser limpas periodicamente.

O Dmae recomenda que o processo seja feito a cada seis meses, ou sempre que for necessário. A limpeza deve ser realizada, também, quando a água fica parada por longos períodos - como, por exemplo, em imóveis temporariamente desocupados, seja em razão da temporada de veraneio, ou por vacância.

O reservatório doméstico também precisa ser bem vedado. As eventuais aberturas, por menores que sejam, podem causar alterações no volume armazenado. Confira no infográfico abaixo o passo a passo para realizar a limpeza das caixas d’água, com eficácia e segurança.

Reservatórios coletivos - No caso das caixas d’água compartilhadas - como, por exemplo, os equipamentos instalados em prédios - a limpeza deve ser realizada por uma empresa credenciada. O controle é feito pela Equipe de Vigilância de Saúde Ambiental e Águas, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Conforme a Portaria nº 1237/2014, da Secretaria Estadual da Saúde, é obrigatória a comunicação do processo de limpeza às pessoas impactadas. Além disso, é necessário o registro da atividade na superfície externa do reservatório, assim como a disponibilização de certificado de limpeza assinado pelo responsável técnico.

A  lista de empresas credenciadas está disponível no site.

Arte / Dmae
Dmae orienta consumidores sobre práticas de limpeza de caixas d’água

 

Maria de Lourdes Wolff

Gilmar Martins