Dmae investe R$ 9,3 milhões para adequar coleta de esgoto sanitário do 4º Distrito

12/01/2023 14:50
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Serão inspecionadas 9.200 ligações de esgoto sanitário na região

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) iniciou, nesta semana, o cadastramento de imóveis e a inspeção de instalações prediais em 9.200 ligações de esgoto sanitário no 4º Distrito, com investimento de R$ 9,3 milhões. O objetivo da ação é identificar, a partir da aplicação do teste de corante nos ramais das moradias cadastradas, se a ligação de esgoto sanitário está adequada.

O contrato, com prazo de 24 meses, será executado com recursos próprios do Dmae, oriundos das tarifas de água e esgoto e atenderá demandas da comunidade encaminhadas por meio do Orçamento Participativo. Também é uma alternativa técnica para auxiliar no aumento do índice da coleta dos esgotos sanitário na Zona Norte da cidade.

“Esperamos contar com o apoio e compreensão da população. Os funcionários da empresa Encosan, contratada pelo órgão para a ação, precisam entrar nas residenciais para fazer a inspeção nas redes de esgoto sanitário e verificar se a ligação está feita corretamente”, destaca o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia. 

A equipe de fiscalização acompanhará as vistorias, informando a comunidade beneficiada e orientando sobre os procedimentos adotados pela empresa na execução da obra. “Este é mais um investimento do Dmae que proporciona o aumento da cobertura do tratamento de esgotos e auxilia na retirada do esgoto que chega in natura nos mananciais”, acrescenta o diretor-geral.

Esgoto sanitário - O Sistema de Esgoto Sanitário de Porto Alegre conta, atualmente, com nove estações de tratamento de esgoto (ETEs) e 36 estações de bombeamento (EBEs), atendendo mais de 528.528 economias com esgoto cloacal. Cerca de 92% da população da Capital é atendida com coleta de esgoto, sendo 72% por meio de redes separadoras absolutas e 20% através de sistema misto. A cidade tem capacidade para tratar 80% de todo o esgoto que produz. No momento, aproximadamente 59% são tratados. Mais informações sobre a execução das obras poderão ser obtidas através do telefone 156, opção 2.

Maria de Lourdes Wolff

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes