Dmae inicia processo de automação de casas de bombas pluviais

19/01/2023 16:55
Luciano Lanes / PMPA
Diretor-Geral do DMAE, Alexandre Garcia, acompanhou o teste.
Sistema possibilita qualificar o processo de controle e da operação das estações de bombeamento

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) iniciou nesta quinta-feira, 19, o processo de testes de automação da Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) 16, localizada na avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, 155, no bairro Praia de Belas. Outra estação que está em fase final de automação é a Ebap 3, localizada na avenida São Pedro, no bairro São Geraldo.

“Nosso objetivo com essa ação é melhorar o controle e a operação das estações, ao tornar mais eficiente o uso dos seus equipamentos” afirma o diretor-geral do Dmae Alexandre Garcia que esteve presente durante os testes realizados. Outro resultado positivo é a possibilidade de monitoramento e armazenamento de dados de leitura e operação das estações para avaliação da sua capacidade de atendimento à demanda da região para qual foi projetada. “Isso possibilita um acompanhamento constante das estações para saber se estão dentro das necessidades ou se precisa alguma ampliação de sua capacidade” conclui Alexandre.

São 24 unidades operacionais que irão receber o processo de automatização, sendo 22 Ebaps e duas estações de controle que terão acesso remoto às casas de bombas. A Ebap Silvio Brum não faz parte do escopo inicial de contratação por causa de obras de infraestrutura que estão ocorrendo no local. O Centro de Controle Operacional (CCO) das estações de bombeamento de água e esgoto é uma das unidades que receberá atualização para monitoramento.

O contrato é executado pelo consórcio Ecolux Engenharia e Iluminação, com prazo até abril de 2023, podendo ser renovado por mais oito meses. O valor contratual é de aproximadamente R$ 2,9 milhões com recursos do próprio Departamento.

Estações de Bombeamento - As Casas de Bombas somam um total de 86 bombas capazes de movimentar 170 mil litros por segundo. Este sistema possibilita que a água da chuva vinda de redes de esgotos pluviais e canais seja drenada para o rio. Todo este complexo evita o retorno das águas para as redes e, consequentemente, o transbordamento de canais, bocas-de-lobo e poços-de-visita, espalhados pelas vias e passeios da cidade.

Márcio Nunes

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes