Dmae inicia obras em terceiro trecho do talude do Arroio Dilúvio
O Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) inicia nesta quarta-feira, 25, a obra de reconstrução de mais um trecho do talude do Arroio Dilúvio. Trata-se do ponto que cedeu em frente ao antigo Ginásio da Brigada Militar, no sentido bairro-Centro da avenida Ipiranga. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) preparou um esquema de trânsito nas proximidades com a rua Silva Só (confira detalhes abaixo).
O talude integra as paredes do canal de escoamento das águas - sendo, portanto, parte do sistema de drenagem urbana de Porto Alegre. Um estudo contratado pelo Dmae apontou falhas em nove trechos da estrutura - decorrentes dos extensos perÃodos de chuva em 2023 e 2024. Destes, três já estão em obras. Para evitar novos episódios do tipo, as técnicas usadas na reconstrução foram adaptadas à s necessidades apontadas pelo levantamento.
"O procedimento varia em cada trecho. A reconstrução acontece tanto em concreto armado, quanto por meio da instalação de gabiões - materiais parecidos com gaiolas, preenchidos com pedras, usados para dar proteção aos taludes. É uma obra importantÃssima para a Capital, que recupera uma das mais importantes estruturas de drenagem da cidade", explica o diretor-executivo do Dmae, Vicente Perrone.
Trânsito - Para garantir a segurança viária durante a obra no talude, será necessário isolar duas faixas à esquerda da avenida Ipiranga, no sentido bairro-Centro, no trecho a partir da rua Dr. Alcides Cruz, das 9h à s 16h. Para minimizar os impactos no fluxo de veÃculos, a faixa exclusiva do transporte coletivo estará liberada para os demais veÃculos a partir da rua Vicente da Fontoura, em direção ao Centro.
Os agentes de fiscalização, a central de videomonitoramento e o controle da mobilidade da EPTC vão monitorar a circulação, orientar os motoristas e, se necessário, realizar ajustes para minimizar os impactos no trânsito. As informações serão atualizadas, em tempo real, pelo perfil da EPTC na rede social X.
Outros trechos - Equipes já atuam, também, na reconstrução dos trechos próximos à rua São Manoel, no sentido Centro-bairro, e da rua São LuÃs, no sentido bairro-Centro. O primeiro, iniciado em janeiro, tem 80% da obra concluÃda. Já o segundo, que começou em março, tem mais de 20% de conclusão. A previsão é de que ambos estejam prontos em setembro. O trecho da Silva Só, iniciado agora, deve ser entregue no primeiro trimestre de 2026.
Reconstrução do talude do arroio Dilúvio:
Obras em andamento
- Em frente a uma concessionária automotiva, na esquina da rua São Manoel;
- Próximo à rua São LuÃs, junto ao Planetário da UFRGS;
- Em frente ao antigo Ginásio da Brigada Militar, próximo à rua Silva Só;
Obras a serem iniciadas
- Em frente à concessionária de energia elétrica, próximo à rua Vicente da Fontoura;
- Em frente a um laboratório, próximo à rua Santana;
- Em frente a um restaurante, próximo à rua LÃcio Cavalheiro;
- Em frente à uma revendedora automotiva, próximo à rua Vicente da Fontoura;
- PUCRS, próximo à parada de ônibus do campus (sentido Centro-bairro);
- PUCRS, próximo à rua Prof. Cristiano Fischer (sentido Centro-bairro).
Andrea Brasil