Dmae inicia nova etapa da implantação de adutora subaquática

10/12/2021 08:53
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Departamento deu início à montagem de sistema de contrapeso para adutoras

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) iniciou nesta semana a instalação de contrapesos nas linhas adutoras que serão implantadas no novo sistema de abastecimento de água (SAA) Ponta do Arado. “O novo sistema vai transformar o abastecimento de água às zonas Sul, Extremo-Sul e Leste de Porto Alegre. E com a implantação das poitas, estas estruturas de concreto que servirão para manter as tubulações no fundo do Guaíba, estamos entrando nas fases finais de execução desta obra”, afirma o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia.

O sistema de contrapeso está sendo montado no Estaleiro Rio Feliz, nas proximidades da Ilha das Flores, no rio Jacuí, local autorizado pela Marinha do Brasil para a montagem das estruturas. O serviço está sendo realizado em três turnos, das 7h de segunda-feira às 7h de domingo, ininterruptamente, para que as linhas de adutoras estejam concluídas em até 40 dias. As linhas terão quase 2 quilômetros cada uma, feitas de oito tramos de tubos soldados e com poitas fixadas.

Próximas etapas – Paralelamente à fixação das poitas que está sendo feita no rio Jacuí, será realizada a dragagem de sedimentos do fundo do Guaíba na área destinada às linhas de adutoras, na enseada entre o Morro da Cuíca e a Ponta do Arado Velho. Em aproximadamente 40 dias ocorrerá o afundamento das tubulação e poitas, com o sedimento retirado na dragagem sendo recolocado acima das linhas, devolvendo-o na totalidade ao lago.

Segundo o engenheiro e fiscal de obra Yves Müller, da gerência de projetos e obras (Gepo) do Dmae, os dois quilômetros de extensão das linhas ficarão a quatro metros de profundidade e terão sinalização náutica de boias, a exemplo do que já acontece com a adutora do SAA Belém Novo. A torre de captação, na extremidade das linhas, ficará submersa até o limite da linha d'água do lago e também será sinalizada com boias fixas em suas quatro extremidades, garantindo a visibilidade para navegação no local.

Após a dragagem e aterramento das linhas de adutoras, o Dmae fechará seu canteiro de obras na Prainha e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade realizará as obras de melhoria na Praça Almerindo Lima antes de devolvê-la à comunidade.

A obra para captação de água bruta do Guaíba é a primeira do SAA Ponta do Arado. Tem investimento de R$ 29 milhões, financiados com a Caixa Econômica Federal com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O SAA Ponta do Arado vai aumentar a produção de água para as regiões Sul, Extremo-Sul e Leste da cidade. A estimativa de conclusão e início de operação para o conjunto de sete obras que compõem o sistema é 2024.

 

Andréa Menezes

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes