Dmae inicia lavagem de adutoras que interligam os sistemas Menino Deus e Moinhos de Vento

20/12/2024 11:49

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) inicia nesta sexta-feira, 20, o processo de lavagem e desinfecção das novas adutoras que interligam os sistemas de abastecimento Menino Deus e Moinhos de Vento. A parte civil da obra, que tratava da implantação da tubulação, foi concluída na segunda-feira, 16.

A lavagem tem como objetivo a garantia da qualidade da água fornecida à população. Para isso, ela passa pela nova tubulação de maneira pressurizada, removendo quaisquer excedentes de partículas sedimentadas nos canos. Antes de chegar às torneiras, a água que flui na rede será submetida a sucessivos testes de potabilidade.


“A etapa de desinfecção é tão importante para o sucesso da obra quanto as que a antecederam. Antes de autorizar a passagem da água pelos canos, melhorando o fornecimento em localidades como o Morro da Cruz e a Lomba do Pinheiro, temos que garantir que ela atende os padrões de qualidade”, explica o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.

Interligação - A obra que vai permitir que os sistemas Menino Deus e Moinhos de Vento supram, mutuamente, as suas necessidades operacionais, teve início em dezembro de 2022. Ao todo, foram implantados mais de um quilômetro de tubulação adutora diâmetro de 600 milímetros, passando pelos bairros Petrópolis e Jardim Botânico.

O objetivo é aumentar a oferta de água em áreas altas, que têm histórico de deficiência de abastecimento no verão. Com isso, o sistema Menino Deus terá um alívio na demanda, sendo suprido pelo Moinhos de Vento - que produz água em excesso.

O investimento é de R$ 17,4 milhões, com recursos próprios do Dmae - sendo que, deste total, R$ 5,2 milhões foram destinados à implantação de duas adutoras de ferro dúctil, com 600 milímetros diâmetro cada.

Mauro Lewa Moraes

Cristiano Vieira