Dmae inicia extensão de redes de água em áreas de regularização fundiária

23/05/2023 14:24

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) deu início na última semana à ordem de serviço para extensão de redes de água em áreas subnormais, ou seja, que já estão com a Regularização Fundiária Urbana (Reurb) em andamento. Na tarde da última sexta-feira, 19, o diretor-geral do Departamento, Maurício Loss, e o secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, estiveram na comunidade 4 de Junho, no bairro Lomba do Pinheiro, que será a pioneira no recebimento das novas redes. 

Roberta Brum / PMPA
DMAE
Comunidade 4 de Junho, na Lomba do Pinheiro, será a primeira a receber o projeto

No local, está prevista a extensão de aproximadamente quatro quilômetros de novas redes de água. Atualmente, os moradores são abastecidos por mangueiras ligadas direto ao macromedidor, na entrada da comunidade.

“Em parceria com a Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV) e a Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (SMHARF) listamos uma série de comunidades que estão em processo de regularização através do Reurb e vamos expandir as redes de água formal para esses locais, para dar maior dignidade às pessoas”, afirma o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.

Projeto - Com investimento de R$ 7.194.424,85, o projeto visa a expandir em cerca de 20 quilômetros as redes de água em comunidades de Porto Alegre que estão em processo de regularização. Há a possibilidade de se estender em mais 25%, ou seja, uma expansão total de 25 quilômetros nas redes distribuidoras de água. Estão previstos o levantamento topográfico e cadastral e o projeto de redes e implantação de redes de distribuição com as respectivas ligações prediais. Neste primeiro momento já foram definidas as cinco áreas que, de acordo com a SMHARF, estão em processo de regularização fundiária: Comunidade 4 de Junho (Lomba do Pinheiro), Capadócia (Santa Rosa de Lima), Beco X (Humaitá), Tapera (Hípica) e Pramorar (Hípica).

“Esse trabalho em parceria é importante no alinhamento das questões técnicas de regularização fundiária, atendendo demandas antigas dos moradores que estão organizados e mobilizados para melhorar a sua condição de infraestrutura urbana”, avalia a secretária-adjunta da SMHARF, Simone Somensi.

 

Roberta Brum

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes