Dmae implanta adutora para novo reservatório da Vila dos Sargentos

08/07/2021 12:42
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Reservatório ampliará em 50% reservação de água que abastece até a parada 8 da Lomba do Pinheiro

Nesta quinta-feira, 8, um dos serviços programados do Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) terá como foco o novo reservatório de água da Vila dos Sargentos, no bairro Agronomia. No local, ocorrem os serviços de entroncamento da rede adutora em ferro dúctil de 800 milímetros de diâmetro, que irá abastecer o novo reservatório e o já existente no mesmo terreno, na rua Soldado José da Silva. O equipamento terá capacidade para 2 mil metros cúbicos, ou seja, potencial de reservar e somar mais 2 milhões de litros de água.

O diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia, explica que com a entrega do reservatório será ampliado em 50% o armazenamento de água para a população da Zona Leste, até a parada 8 da Lomba do Pinheiro, possibilitando o abastecimento através do sistema do Menino Deus. “Essa região era abastecida pelo sistema Belém Novo, já esgotado. Isto dará fôlego, enquanto construímos o novo Sistema da Ponta do Aradoâ€, afirmou Garcia, que vistoriou os serviços acompanhado de coordenadores da subprefeitura da Lomba do Pinheiro e representantes do Orçamento Participativo da Região 4.

Ao longo do dia serão executadas ações complementares, como a lavagem do atual reservatório e da rede nova, além de trabalhos internos na rede (hoje seca) que futuramente ligará os dois reservatórios. Clique aqui e saiba mais sobre os outros serviços programados para esta quinta-feira.

Abastecimento - Em função dos trabalhos, o abastecimento de água está interrompido desde as 8h para os bairros Agronomia, Aparício Borges, Bom Jesus, Cascata, Jardim Carvalho, Jardim Sabará, Lomba do Pinheiro, Partenon, Vila João Pessoa, Vila São José e o Ceitec. O conjunto de serviços tem prazo de execução estimado em dez horas e a previsão é normalizar o abastecimento na madrugada de sexta-feira, 9, podendo demorar mais nas partes elevadas e nas pontas da rede. 

Obra – Iniciada em abril e com previsão de conclusão no final deste ano, as primeiras etapas desta obra contemplaram o estaqueamento junto aos terrenos vizinhos, garantindo a segurança das moradias na rua Esplêndida. Devem começar em breve as intervenções das fundações. O valor está orçado em quase R$ 5 milhões em recursos próprios do Dmae.

Ieda Pezzi e Rafaela Redin

Lissandra Mendonça